Brasil, 17 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Mais de 200 crianças já estão pintando casquinhas para concurso de pintura de ovos em Pomerode (SC)

Realizada há mais de 10 anos, competição estimula a relação com as tradições germânicas e com as artes. Este ano, avaliação final será no dia 11 de abril

Cerca de 200 alunos da rede municipal de Pomerode (SC) já estão preparando as suas obras de arte para a Páscoa. Eles participam da 13ª edição do Concurso de Pintura de Casquinhas, que é realizado em escolas municipais da região. A ação tem como principal objetivo que as crianças se familiarizem ainda mais com a tradição das Osterbaum, árvores que decoram as casas nesta época do ano.

A premiação este ano acontece no dia 17 de abril, na semana final da Osterfest. A festa de Páscoa da cidade está na 11ª edição e este ano será de 21 de março a 21 de abril e é promovida pela Fundação Cultural de Pomerode e pela Associação Visite Pomerode (Avip). A maior árvore de casquinhas do mundo será uma das atrações. A iniciativa do concurso é da Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora.

Mais de 2 mil crianças já participaram, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, que desenvolve a programação. Os estudantes são de turmas de pré-escola, ensino fundamental I e II, ensino médio e educação especial. As obras, assim como o memorial descritivo delas, onde os alunos se envolvem com a história da tradição, são feitas dentro do ambiente escolar.

O concurso é dividido em três categorias: técnicas naturais, colagem e pintura. A primeira consiste em pintar a casca do ovo com os métodos utilizados pelos antepassados, como através do cozimento com raízes e cascas de beterraba, gengibre, cebola roxa, entre outros, por exemplo. Já na segunda opção, os enfeites poderão ser realizados com glitter, purpurina, cartolina, papel crepom, papel de seda, barbante e fio de lã. E a terceira, deve ser feita por meio de diversas metodologias de pintura, como grafite, acrílica, guache, aquarela e giz pastel.

Notícias ::