Brasil, 17 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

10 anos depois, novo Acordo Ortográfico ainda integra lista de erros de português dos alunos

Vinícius Beltrão, especialista do SAS Plataforma de Educação, dá dicas de como evitar falhas frequentes na escrita

O Novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa entrou em vigor há 10 anos no Brasil, e para trazer um balanço sobre as principais mudanças durante este período, Vinícius Beltrão, especialista de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, elencou os principais erros que os alunos ainda cometem e mencionou algumas dicas para evitá-los.

A intenção das alterações foi de padronizar o português nos países que o tem como língua oficial, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. Entre algumas mudanças, estão o uso do hífen, a acentuação e os ditongos.

“A principal dificuldade dos alunos está na escrita, já que é neste momento em que eles colocam em prática seus conhecimentos gramaticais. A compreensão fica muito mais fácil ao falar, do que ao escrever”, afirma Vinícius.

Segundo o especialista, os estudantes tiveram muita dificuldade em absorver essa transformação, pois as classes de palavras não seguem um padrão de entendimento. Há exceções que podem confundi-los, como quando se deve ou não usar o hífen e quais acentos não são mais utilizados, principalmente nos ditongos: ideia, boia e geleia.

Além da importância da memorização das regras, outra dica fundamental dada por Vinícius Beltrão foi sobre a importância da leitura de textos atuais para se adaptar às modificações. “Já que o novo acordo trouxe alguns casos que fogem a norma, é muito importante que as pessoas tenham um contato frequente com conteúdos atualizados, para que assim elas se acostumem com a nova forma gramatical e evitem cometer erros na hora de escrever.”

Abaixo é possível observar algumas mudanças do novo acordo:

Sobre o SAS Plataforma de Educação:

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 780 escolas em todo o Brasil. O SAS faz parte da Arco Educação, uma startup focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::