Brasil, 19 de Março de 2019

+ F O N T E -

O desafio dos pais na vida escolar dos filhos

É essencial que os pais conheçam a capacidade e a essência do filho É essencial que os pais conheçam a capacidade e a essência do filho (Divulgação)

O envolvimento e participação das famílias na vida escolar dos filhos trazem resultados substanciais na aprendizagem e desenvolvimento de seres humanos mais confiantes

A presença ativa dos pais na vida escolar dos filhos é um dos grandes desafios da contemporaneidade. Falta de tempo por conta das extensas jornadas de trabalho e a agenda lotada de compromissos, tornou-se algo muito comum na vida das famílias; contudo, para que crianças e jovens tenham ainda mais sucesso na aprendizagem e aprimoramento de suas competências, os pais precisam encontrar o ponto de equilíbrio a fim de abrir espaço para tornar essa participação mais positiva.

“O envolvimento dos pais nessa função tende ser qualitativo e verdadeiro. Não importa se forem apenas 30 minutos, desde que não haja interferência de televisão ou celular, por exemplo. Em vez de ficar em cima dos filhos enquanto eles realizam as tarefas, é importante estar com as atenções voltadas a eles”, pontua Mayumi Madueño, diretora do Colégio Oshiman.

A maior dedicação dos pais na jornada escolar dos filhos resulta em melhores notas, como demonstrou o relatório divulgado em fevereiro de 2016, pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico –, a partir de resultados do Pisa – exame internacional da entidade. Quando feito, principalmente na primeira e segunda infância, impacta diretamente no progresso de adultos mais confiantes. “Nessas fases a personalidade é desenvolvida e reflete diretamente na vida adulta. É gritante a diferença de pessoas que tiveram dos pais, o incentivo sadio e coerente em lidar com as responsabilidades escolares”, conta a psicóloga, Maria Cristina Zapparolli.

Não existem regras para melhor acompanhar essa etapa dos filhos, afinal, cada criança é única – algumas necessitam apenas de um apoio, outras de acompanhamento integral para ajudar a criar um ambiente benéfico de estudos. “A função dos pais não é ensinar e nem corrigir, pois este é o trabalho dos mestres. O importante é que os pais acompanhem este momento de estudo não só para cobrar, mas para elogiar também”, explica Mayumi.

A diretora do Colégio Oshiman reconhece que muitos pais apresentam dificuldades no momento da lição de casa dos filhos e, principalmente, nos períodos de provas; existe aí o problema da má gestão do tempo e, até mesmo, falta de paciência. É a situação na qual, naturalmente, ocorrem os conflitos. Mas é possível reverter esses quadros quando se tem em mente que a construção da cumplicidade está sendo solidificada. “Encarar estes momentos como um tempo precioso ao lado dos filhos, seja brigando, rindo ou elogiando, faz toda a diferença. No futuro, isso se tornará um grande baú de lembranças familiares”, enfatiza Mayumi.

Como tornar essa participação eficaz?

De acordo com a ideologia do Colégio Oshiman – cuja educação é voltada para a formação do ser, por meio do desenvolvimento harmônico do intelecto e da emoção, senso de responsabilidade e, especialmente, do caráter, a diretora da escola oferece algumas dicas para tornar as lições de casa um excelente momento de unir e curtir a família:

- Não use prêmios para a conquista escolar dos filhos. O estudo é uma responsabilidade do estudante. Dinheiro ou brinquedo como recompensa leva a uma grande confusão de valores;

- É essencial que os pais conheçam a capacidade e a essência do filho. Aproveite estes momentos para transmitir valores, passar a sua forma de pensar, como foram as dificuldades escolares, como você as venceu e como você ama e se orgulha deste ser que está à sua frente;

- Ao invés de esperar para “apagar tudo”, o importante é notar o erro logo no início da tarefa para orientar a criança a apagar somente aquilo que foi feito, até então. Escreveu com uma letra melhor na primeira linha? Mostre-lhe como estão orgulhosos, e o aperfeiçoamento da criança ou do jovem será constante à medida que se tornará mais seguro.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::