Brasil, 26 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Tarefa de casa ajuda a fixar conteúdo repassado em sala de aula

Atividade deve ser encarada com responsabilidade e contar com apoio dos pais; confira cinco dicas para desenvolver o hábito de estudo

Amada por alguns, odiada por muitos, a tarefa de casa ou dever de casa, como também é conhecida, ajuda a fixar o conteúdo repassado pelo professor em sala de aula. A atividade deve ser encarada com responsabilidade e contar com a ajuda e o apoio dos pais para que o estudante obtenha um bom rendimento escolar.

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza, criar uma rotina e horário de estudo para ser seguida em casa ajuda o estudante a memorizar os conteúdos, compreendê-los e se sentir seguro para realizar as provas. “O dever de casa é um instrumento importante para desenvolver o hábito do estudo e da pesquisa, de síntese e de construção do conhecimento, além de servir como extensão das atividades escolares”, destaca Juliana.

Mas como desenvolver esse hábito? Confira cinco dicas da coordenadora pedagógica:

Estipular um horário

Essa medida ajuda a organizar o tempo do estudante, o que contribui para que ele consiga administrar melhor as demais atividades do dia a dia.

Escolher um local adequado

É importante que o estudante tenha em casa um local adequado para fazer suas tarefas escolares. Assim, poderá guardar de forma organizada os materiais que necessitará para realizar as atividades, como cola, tesoura, livros, revistas, jornais, entre outros.

Não assumir o dever do filho

É imprescindível que os pais auxiliem seu filho e esclareçam possíveis dúvidas na hora da execução da tarefa, mas nunca assumam a atividade para si. Essa atitude ajuda o professor a medir o grau de dificuldade e o nível de conhecimento da criança ou adolescente.

Buscar parceria com a escola

É fundamental que os pais auxiliem seus filhos na execução do dever de casa, mas o papel de ensinar continua sendo da escola. Então, é importante que pais e professores trabalhem juntos e mantenham uma boa comunicação para que a criança ou adolescente consiga obter um bom rendimento escolar.

Estimular o interesse pela tarefa

Na maioria das vezes o dever de casa não é visto com bons olhos, pois ocupa um tempo em que a criança poderia brincar, assistir à TV, jogar no computador, entre outros. Então, é recomendável que os pais estimulem seu filho a desempenhar a tarefa diariamente destacando os ganhos em aprendizagem que seu filho pode ter com essa atividade.

Certamente, existem muitas outras dicas para incentivar as crianças e adolescentes a fazerem seus deveres de casa, mas essas sem dúvida auxiliarão os estudantes em sua formação acadêmica. Sem contar que a tarefa de casa é uma prática necessária para integrar família e escola.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Champagnat integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem o conhecimento, o pensamento crítico, a autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais emwww.colegiosmaristas.com.br.

Notícias ::