Brasil, 19 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Colégio Marista Glória celebra 117 anos de atuação focada em ensino forte e tradição pastoral

Instituição histórica situada no Cambuci combina excelência acadêmica com ensino de valores para formação integral de crianças e jovens

Atendendo cerca de 1.300 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Marista Glória sempre teve por objetivo o protagonismo estudantil vinculado com a construção de conhecimentos necessários para a consolidação de projetos de vida. Desde sua fundação, em 11 de fevereiro de 1902, essa instituição filantrópica oferece o ambiente ideal para o aprendizado e a convivência, estimulando o convívio social. Este ano, a escola completa 117 anos de presença e celebra seu aniversário com melhorias em sua infraestrutura para aprimorar a qualidade de suas práticas pedagógicas e pastorais, honrando o compromisso com a missão Marista.

“Desde a sua fundação, quando os Irmãos Maristas Luís Anastácio, Erasmo, Eustáquio e Pierre Austremoine criaram o colégio oferecendo formação primária aos filhos de operários italianos, o Glória está presente no cotidiano da cidade”, conta o diretor Márcio Ribeiro. Até 1954 o local foi um externato somente para meninos. Desde essa época a família do senhor Robertson Carbone, de 62 anos, participa do corpo discente da escola. “Lembro bem como era estudar com os padres. Tínhamos uma educação muito rígida, mas isto foi essencial para formação do caráter dos alunos. De lá para cá as coisas mudaram muito, não temos mais aquele saudoso campo de futebol de terra batida, mas a excelência acadêmica e religiosidade se mantiveram”, destaca Carbone, que ingressou no externato graças aos esforços de um tio também que estudou lá. Depois disso seus dois filhos se formaram no Glória e hoje sua neta está matriculada no 5º ano.

Ele conta que a partir de 1955 o atual prédio histórico foi inaugurado na Rua Justo Azambuja graças a uma generosa doação do terreno pertencente ao Dr. Ismael Dias, ampliando seu atendimento para os demais cursos. Ao longo dos anos, a presença dos Irmãos e dos Valores Maristas (espírito de família, solidariedade, amor ao trabalho, espiritualidade, presença, simplicidade e interculturalidade) espalharam-se além dos muros do Glória. “Acreditamos no desenvolvimento humano de qualidade e na formação integral de crianças e adolescentes realizado por meio do respeito, do diálogo e da acolhida. Queremos que eles estejam conscientes de seu papel em suas comunidades e que, assim, possam estar preparados para todas as provas da vida”, destaca o diretor.

A escola baseia-se na excelência acadêmica da Rede Marista de Colégios (RMC) e na ação pastoral para apoiar pedagogicamente esses novos agentes de transformação da sociedade. Os colaboradores do colégio e o próprio projeto político-pedagógico-pastoral da instituição reforçam a contribuição do ensino para o livre exercício da cidadania por meio de serviços e programas sociais. Na lista dos ex-alunos famosos do Colégio Marista Glória estão a dupla de irmãos grafiteiros conhecida internacionalmente como Os Gêmeos (responsáveis pela arte de uma das paredes do colégio), o atleta de futebol freestyle Pedro Oliveira (Pedrinho), bicampeão mundial desta modalidade acrobática, e o goleiro Matheus Vidotto, que atuou nos times do Corinthians e da B r a s i l.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::