Brasil, 19 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Investimento na formação complementar impulsiona a educação

Competências emocionais, digitais e sustentáveis integram o currículo escolar do Colégio Visconde de Porto Seguro

O Colégio Visconde de Porto Seguro acredita que o desenvolvimento de múltiplos talentos exige a integração de temas, habilidades e competências que nem sempre estão presentes no currículo regular. É com esse objetivo que o colégio tem trabalhado para reforçar seus projetos de formação complementar, com ações voltadas à cultura, música, teatro, esportes, idiomas e tecnologia criativa, além de cursos desenvolvidos em parceria com as principais universidades do mundo.

“Um ensino de qualidade e que desenvolve diferentes talentos é essencial para preparar as crianças para o futuro. É por meio dessas atividades que nossos alunos conseguem desenvolver outras áreas da inteligência, veem seus interesses atendidos, fazem novos amigos e conseguem multiplicar esse conhecimento, não apenas dentro de si mesmos, mas também para toda a comunidade escolar e também para o público externo”, explica Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica e Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro. “O ser humano pode atingir níveis inimagináveis quando desenvolve as múltiplas inteligências”.

Entre os projetos oferecidos aos estudantes, destaque para os programas Porto ONU, Porto Rock e o Projeto Conexão (Sala Global). “O Porto ONU é uma ação que simula as conferências internacionais e ajuda na argumentação dos jovens. O Porto Rock, por sua vez, é o projeto musical que possibilita aos alunos criarem bandas e se dedicarem ao mundo da música. Já o Projeto Conexão é uma atividade que permite aos alunos conversarem com especialistas dos cinco continentes, por meio de videoconferências”, diz Silmara. Em 2017, o projeto se conectou com um congresso internacional que teve a participação de Angela Merkel, chanceler da Alemanha, no qual se discutiu a Educação para 2030.

A participação nos programas tem como objetivo estimular a curiosidade e o desenvolvimento dos estudantes, como aconteceu com João Pedro Bitelli, Eduardo Estivalete e João Otávio Paes, que estudaram no Colégio Visconde de Porto Seguro. “Participar desses projetos complementares permitiu que apresentássemos talentos que não se revelariam dentro da sala de aula”, diz Bitelli, que toca bateria desde os 13 anos e cursa direito na PUC-SP. Ainda como aluno do Porto Seguro, o jovem participou do curso de direito, política e economia realizado em parceria com a Universidade de Yale (Estados Unidos). Já Eduardo Estivalete atuou na Mercedes-Benz, na Alemanha, onde estudou Engenharia na cidade de Darmstadt. “Consegui aproveitar as oportunidades que a formação complementar oferecia. Essas atividades acabaram sendo fundamentais para meus planos profissionais”, afirma.

João Otávio Paes, hoje estudante de Direito na USP, participou do Porto ONU e do Projeto Conexão ao lado dos colegas. “Sempre gostei da série de conferências simuladas, que promove o debate da agenda internacional. Quero ajudar a criar algo similar na USP”, conta João Otávio.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com ótima infraestrutura para o desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur, certificação oficial para admissão em universidades europeias. Dispõe de mais de 50 cursos extracurriculares, alguns em parceria com renomadas universidades, como a ESPM, a Belas Artes e a POLI-USP (para 2019, serão mais de 60 cursos de formação complementar, para todos os níveis de ensino). Sua comunidade escolar é composta por nove mil alunos e 1.870 colaboradores, nos três Câmpus: Morumbi, Panamby e Valinhos. Site: www.portoseguro.org.br.

Além disso, o Colégio Visconde de Porto Seguro conta com o projeto social Escola da Comunidade. Fundado em 1966, a EC atravessou anos modificando futuros e proporcionando a jovens e adultos novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida. Após 52 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do País e disponibiliza 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação para Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em duas unidades, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::