Brasil, 23 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Adaptação escolar: desafio não só para filhos, como também para os pais

Neste começo de ano letivo, entre tantos desafios pelos quais pais passam com seus filhos, um marcante acontece justamente nesse momento em que a criança inicia sua vida escolar. Em muitas famílias, o medo e a ansiedade é maior para os pais do que para as próprias crianças, que embarcam nessa nova fase cheias de empolgação.

“O início da vida escolar marca uma nova etapa da criança, evidencia sua evolução e o início da construção da autonomia e da independência. Tudo isso gera um turbilhão de emoções na cabeça dos pais e, em muitos casos, toda essa emoção é transferida para os filhos, ainda que involuntariamente ou indiretamente, em forma de insegurança. É preciso ter cuidado, porque essa transferência torna o momento feliz em algo mais tenso”, afirma Maria José Conrado, coordenadora da Pré-Escola e do 1° ano do Colégio Palmares, de São Paulo.

Para que a entrada na escola seja marcada positivamente e ocorra com toda a tranquilidade, a coordenadora do colégio indica alguns importantes cuidados. “São fundamentais, de um lado, a colaboração das famílias, transmitindo confiança e segurança aos seus filhos e, de outro, as ações dos educadores centradas no acolhimento, na confiança, na atenção, na paciência, no cuidado e no vínculo afetivo com os alunos”.

Pais também passam pela adaptação

Anna Carolina Freitas, coordenadora do Gente Nossa, o maternal do Colégio Palmares, indica que o caminho da confiança e da adaptação total da criança deve ser construído primeiramente com os pais. “Esse acolhimento e a criação do vínculo afetivo precisa acontecer com os pais antes mesmo do primeiro dia de seus pequenos na escola”, ressalta Anna Carolina.

Para isso, antes de a criança ser inserida na vida escolar, as famílias dos pequenos entre 1 e 3 anos são convidadas ao colégio e previamente orientadas em relação aos procedimentos adotados nas
primeiras semanas de aula.

“Esse contato já traz segurança para os pais e aí o processo com a criança pode ter início de forma mais amena e agradável. Esse processo de acolhimento também se dá naturalmente, com o cuidado de individualizar e acompanhar o comportamento de cada aluno”, explica a coordenadora.

A graduação do tempo de permanência na escola é outra estratégia utilizada pelo colégio para facilitar a inserção escolar. “Inicialmente, a criança permanece uma hora por dia na escola, aumentando gradativamente o tempo de sua permanência. Nesse período, os responsáveis, se desejarem, podem permanecer no colégio em uma área reservada para eles. Isso acontece entre uma e duas semanas, ressaltando que há casos em que em menos de uma semana a criança já se sente plenamente acolhida na escola e os pais sentem-se seguros para retomarem a rotina nessa nova fase da vida de seus filhos”, explica Anna Carolina.

Para as crianças mais velhas, de 4 a 6 anos de idade, o colégio também realiza a orientação aos pais antes do início do período letivo, com detalhes sobre a adaptação e a dinâmica escolar da respectiva série. “Para esses mais velhos, porém, os pais não permanecem na escola durante as aulas, e as crianças passam a frequentar o horário completo desde o início, com o respaldo total e acolhimento individualizado, com a equipe pedagógica respeitando e trabalhando as eventuais dificuldades de cada aluno, de modo a superá-la e deixa-lo pronto para toda a evolução que ali acontecerá”, conclui a coordenadora Maria José Conrado.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::