Brasil, 23 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Instituto Crescer disponibiliza materiais para apoiar professores em processos de inovação pedagógica

Os guias “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas” e “Oficinas Crescer em Rede” foram desenvolvidos com o intuito de dar suporte a educadores para inovarem nas práticas de ensino e aprendizagem

Repensar as práticas pedagógicas em busca de novas estratégias de ensino que façam mais sentido para os alunos e os preparem para os desafios do século XXI é uma das missões do Instituto Crescer, que completou 18 anos recentemente. Em comemoração à data, a instituição lançou e disponibilizou gratuitamente os guias “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas” e “Oficinas Crescer em Rede”, cuja finalidade é colaborar com professores dispostos a inovar em suas metodologias de ensino.

“Nós sabemos que inovar na educação é um grande desafio e sua efetividade depende de muitos fatores relacionados ao contexto particular de cada instituição. O professor, enquanto profissional, hoje está vinculado a uma instituição, mas amanhã poderá estar vinculado a outra e deverá levar consigo as melhores referências e práticas pedagógicas. Por isso, organizamos estes materiais, para colaborar com professores que acreditam na necessidade de estar continuamente revendo o trabalho que estão fazendo e se espelhando na prática daqueles que já conseguiram sucesso em seus objetivos de aprendizagem junto aos alunos ”, afirma Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.

No guia “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas” são apresentadas metodologias ativas testadas a partir de práticas implementadas diretamente junto a alunos, ou indiretamente por meio de atividades de formação de profes­sores organizadas pelo Instituto Crescer ou ainda, por consultores parceiros. Além de mostrar caminhos para inovar, o intuito de compartilhar o material é abrir espaço para reflexão de como vivenciar estas experiências da melhor forma. “Para trabalhar com metodologias ativas, é fundamental estar disposto a romper estruturas arcaicas e engessadas de ensino. É preciso virar a chave, pensar a educação de uma forma como nunca foi pensada e bons exemplos ajudam neste processo”, defende Luciana Allan.

Já o guia “Oficinas Crescer em Rede” é um documento que traz a sistematização de um conjunto de oficinas pedagógicas que podem ser aplicadas junto a crianças e adolescentes em qualquer contexto de aprendizagem, na educação formal como atividades complementares ao trabalho que é feito em sala de aula ou no contraturno, como apoio ao projeto Mais Educação do Ministério da Educação, por exemplo, ou ainda no contexto da educação informal, em atividades desenvolvidas por instituições do terceiro setor ou em ações de voluntariado.

As oficinas foram planejadas para um período de 3 horas, utilizando de recursos materiais simples que podem ser encontrados em qualquer escola. Todas as oficinas seguem a mesma sequência didática, tendo como objetivo colaborar para desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais das crianças e jovens participantes. Os guias são disponibilizados em forma de planos de atividades, contendo: detalhamento de como realizar; materiais a serem utilizados e tempo de aplicação de cada etapa.

Ambos os guias são produzidos sobre a licença Creative Communs, permitindo que sejam utilizados integralmente ou remixados, de acordo com os desafios e interesses pessoais de cada leitor e de cada instituição, sem deixar de referenciar a autoria. “Esperamos que as escolas ou instituições que trabalhem com educação aproveitem o material para criar oportunidades de aprendizagem significativa para crianças e adolescentes brasileiros, que, mais críticos e participativos, poderão ajudar a construir um Brasil melhor”, finaliza Luciana.

Sobre o Instituto Crescer

O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Atento, Instituto NET Claro Embratel, Instituto Votorantim e Instituto CCR.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::