Brasil, 18 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Aula inédita sobre gravuras acontece na USP no próximo dia 20

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (BBM) abre as suas portas no dia 20 de fevereiro para uma aula inédita sobre a importância das litografias e das Brasilianas no mundo contemporâneo. Luiz Armando Bagolin, filósofo, docente e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB) irá conversar com Evandro Carlos Jardim, um dos mais renomados gravadores brasileiros .

“As brasilianas são coleções que tem como tema especificamente o Brasil, seja em forma de livros, desenhos, artes e etc.”, relata Bagolin. Esses compilados eram ilustrados com desenhos e gravuras em litografia, uma técnica de impressão que consiste em fazer a imagem em uma superfície de uma pedra calcária, que, depois de ser tratada quimicamente, recebe a tinta que vai reproduzir várias imagens ou textos.

O evento faz parte da exposição São Queiroz: Litografia e Enigma, que é uma mostra individual com cerca de 40 litografias e monotipias, nunca antes disponíveis ao público, de trabalhos recentes da artista luso-brasileira São Queiroz, desenvolvida de modo a se relacionar com algumas obras raras e especiais pertencentes ao acervo fixo da biblioteca. “Neste sentido, São Queiroz seria hoje o que os historiadores da arte do século 20 nomearam para alguns artistas do século 19: uma “artista viajante””, destaca Bagolin.

Serviço:
Dia: 20/02 às 14 horas
Local: Rua da Universidade, 21 (auditório)

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::