TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 18 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Sempreende cria modelo de negócio inovador e ensina habilidades do futuro

Fundadores deixaram sala de aula na Universidade Federal de Goiás para montar escola que já atendeu mais de 1 mil alunos

Fundada por Luciana Padovez Cualheta e Altair Camargo em Goiânia (GO), a Sempreende é uma escola de formação para empreendedores que já formou mais de 1 mil alunos, em 80 turmas. A instituição ensina, por exemplo, conteúdos como Planejamento Estratégico, Storytelling, Liderança, Finanças Pessoais para Empreendedores e Marketing com Mídias Sociais para Negócios. Entre os diferenciais da escola, vale destacar a consistência pedagógica, o foco em atividades práticas e o acompanhamento da equipe.

Outra marca registrada da Sempreende é ouvir os desabafos dos atuais e futuros empreendedores para mostrar tudo que pode ser feito de errado para um negócio falir e virar mais um número. Luciana e Altair escutam as ideias dos alunos para seus negócios, identificam o que está errado e ajudam a evitar o fracasso. De acordo com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, 67% das pessoas jurídicas abertas entre 2006 e 2016 faliram antes dos 5 anos.

"Enquanto muita gente ainda pensa que negócios se aprende só na prática ou em cursos formais, como graduação ou MBAs, desenvolvemos uma terceira via, com cursos rápidos, que qualquer um pode fazer, para abrir ou melhorar seus negócios. A nossa marca registrada é estar próximo dos alunos, atendendo suas necessidades específicas, ouvindo desabafos e estimulando o crescimento com a consciência de que o caminho não é fácil e precisa de muitos testes e aprendizado. Não há receita de bolo nem de sucesso certeiro nessa área", explica Luciana, que, assim como Altair, era professora da UFG (Universidade Federal de Goiás).

Os dois, aliás, deixaram a carreira de professores universitários para abrir a escola de empreendedorismo alinhada às necessidades do século 21. Os brasileiros empreendedores abrem empresas por necessidades financeiras. Então, que tal identificar o talento de cada um, saber onde onde eles erram ou podem se equivocar e manter o negócio dos alunos abertos, mais eficientes e, claro, mais lucrativos?

Os cursos são dinâmicos, rápidos e práticos, com a agilidade que o mercado exige atualmente.

"O nosso foco é no 'como fazer', resolvendo os problemas dos alunos. O que se aprende nos cursos pode ser aplicado em várias situações. A experiência dos professores permite dar exemplos de diversas áreas e, como as turmas são diversificadas, cada aluno tem um background diferente. Nas aulas, há muito networking, compartilhamento de conhecimentos. O ambiente permite que um aluno ajude o outro e, assim, negócios e parcerias são feitos dentro da sala de aula", destaca Altair.

Outra proposta da instituição é fomentar a criatividade nos alunos, com grades curriculares que contém design thinking. A fundadora Luciana Padovez, por exemplo, é uma das poucas profissionais do Brasil certificadas para aplicar o método "LEGO Serious Play", utilizando as famosas peças do consagrado brinquedo para ensinar empreendedorismo. Com os blocos coloridos é possível fomentar a reflexão e encontrar soluções criativas para problemas de micros e pequenos empresários.

Identificando oportunidades

Alguns alunos da Sempreende se matriculam com uma ideia de negócio, mas após identificarem os erros de planejamento e execução e verificar os concorrentes de seus respectivos segmentos, abrem negócios que funcionam de forma paralela às aspirações no início dos cursos.

É o caso de um barbeiro que estudou com os métodos de Luciana e Altair. Ele iniciou seus estudos com a ideia de abrir uma barbearia gourmet, mercado já saturado. Após a imersão, notou que era mais vantajoso fabricar cosméticos exclusivos e virou fornecedor de comércios para as várias barbearias gourmet existentes, que até então seriam concorrentes.

A febre do açaí fez outro aluno querer empreender abrindo uma lanchonete para servir o alimento. Depois da Sempreende, o empresário percebeu que em vez de abrir seu comércio para disputar o mercado com outros empreendedores, poderia fabricar o produto e distribuir entre os estabelecimentos.

Acesse sempreende.com.br e saiba mais.

Sobre os fundadores:

Luciana Padovez Cualheta é co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

Altair Camargo é co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::