Brasil, 19 de Março de 2019

+ F O N T E -

Cinco dicas para escolher a escola ideal para seu filho

Especialista orienta os pais na escolha pela melhor instituição de ensino para os pequenos

Com o fim do ano letivo, é muito comum que os pais reavaliem, seja por razões econômicas ou educacionais, as instituições de ensino em que seus filhos estão matriculados. Surge, então, a dúvida: manter o filho na instituição de ensino atual ou buscar novos ares para o pequeno continuar os estudos?

Segundo Luciano Puga, professor e coordenador do Colégio Eniac, instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior, o melhor momento caso a decisão seja pela mudança de escola é fazê-la no encerramento de um período, seja semestral ou anual. “Mudar ao longo do processo pode trazer consequências negativas à adaptação do estudante à nova escola”, opina.

Para realizar a troca de forma deliberada, o professor elaborou algumas orientações para auxiliar os pais na escolha da melhor instituição de ensino para os filhos.

Em uma visita à nova escola, converse com os coordenadores pedagógicos

Etapa inicial do processo, a visita tem pontos importantes que devem ser observados. “O atendimento inicial ideal deve ser feito por um profissional da área educacional, como coordenador pedagógico, orientador educacional ou membros da direção”, orienta Luciano. “Os pais devem perguntar a eles sobre o dia a dia dos alunos, medidas de segurança, como está estruturada a parte pedagógica, o sistema de avaliação etc.”, completa.

Avalie a proposta de ensino da instituição

A apresentação de uma instituição de ensino é um termômetro, o cartão de visita da escola para os pais. Segundo o pedagogo, “durante a visita, deve ser apresentado o resumo da oferta pedagógica, em que a escola deve, preferencialmente, mostrar aos pais interessados gráficos e estatísticas da instituição, um grande diferencial para auxiliar na escolha da família”.

Busque a opinião de outros pais

Além da visita, o momento de conversa com aqueles que estão vivendo o ambiente escolar é extremamente importante. “Conversar com os pais de filhos que estão na instituição é ótimo. Neste momento, deve ser perguntado o que eles gostam da escola, como é o cotidiano dos pequenos e quais são as impressões de quem já tem uma vivência com o colégio”, explica o professor.

Avalie a oferta de estruturas tecnológicas aplicadas ao ensino

Em um mundo cada vez mais conectado, observar o que a escola oferece neste aspecto é crucial no momento da escolha. O professor comenta “que o ambiente tecnológico, e como a instituição a utiliza a favor da educação, conta muito para o futuro da criança. Os pais devem pedir para serem apresentados a esses ambientes e observar a rotina de atividades para o ano que o filho cursará”.

Observe a base extracurricular

Para conciliar o ensino dos filhos com a rotina dos pais, as atividades extracurriculares são um grande diferencial. “As famílias hoje têm cada vez menos tempo livre e uma rotina atribulada. Com as atividades extracurriculares, os responsáveis podem ficar tranquilos sabendo que os pequenos estão aprendendo mais e em um ambiente seguro”, finaliza Luciano.

SOBRE O ENIAC

Fundado em 1985 como escola técnica, ao oferecer cursos na área de microinformática, o Eniac é uma instituição de ensino que tem como premissa utilizar a inovação tecnológica a serviço da aprendizagem. Atua na educação básica e ensino técnico profissionalizante, passando pelo ensino médio integrado ao técnico. Desde 2002 atua no ensino superior, quando fundou a Faculdade Eniac, que proporciona aos alunos aprendizado dinâmico, independente e adaptado à realidade contemporânea. Em 2016 foi reconhecida pelo MEC como Centro Universitário.

O Grupo Eniac tem como missão educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho e responsáveis com o meio ambiente. Recentemente, firmou parceria e se tornou case da Google e da Amazon Web Services (AWS), consolidando-se como uma referência em tecnologia e inovação na educação básica e superior no Brasil. Em seu campus, localizado na cidade de Guarulhos (SP), trabalham cerca de 450 colaboradores, entre docentes e profissionais responsáveis por questões administrativas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::