Brasil, 16 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Alunos da Etec de Heliópolis publicam livro com textos em formato de cordel

Projeto recebeu apoio da Editora Gráfica de Heliópolis, idealizada pelo escritor PC Marciano com o intuito de lançar obras de autores da comunidade

Após receber o título de Patrimônio Cultural do Brasil, a literatura de cordel inspirou um grupo de mais de cem estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis, na zona sul da Capital, a publicar um livro com uma coletânea de textos utilizando as técnicas de métrica e rima do tradicional gênero literário popular brasileiro.

O projeto recebeu apoio da Editora Gráfica de Heliópolis, idealizada pelo escritor PC Marciano com o intuito de lançar obras de autores da comunidade, e resultou no livro Também Tem Cordel no Helipa.

A publicação foi organizada pelo professor Fagner Araújo, que dá aulas de literatura e língua portuguesa na Etec de Heliópolis. Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo estimular nos alunos o interesse pela escrita. “Além de potencializar a criatividade, o projeto proporciona conhecimentos sobre o processo editorial e de publicação de um livro”, explica.

Coleção

Esta é a terceira obra da coleção lançada pelos alunos da Etec de Heliópolis. As outras duas publicações são: Cidade do Sol – Prosa e Poesia, e Sabor e Poesia, que aborda temas relacionados a lembranças de cheiros e comidas.

De acordo com o professor Fagner, a ideia de transformar textos dos alunos em livros surgiu naturalmente. “O livro faz parte do nosso cotidiano e sempre há um talento escondido que já sonhou em um dia publicar seus textos. Então, decidimos apostar neste potencial e criar uma oportunidade para os jovens”, ressalta.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos e integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.
Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio
e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 83 mil alunos
nos cursos de graduação tecnológica.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::