Brasil, 19 de Outubro de 2019

Alunos do Centro Universitário FEI desenvolvem projetos para melhorar condições de pessoas com deficiência

Segundo dados apresentados no último Censo Demográfico, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 45,6 milhões de pessoas com pelo menos um tipo de deficiência no Brasil, o que corresponde a cerca de 24% da população do país. Nesse contexto, questões ligadas a acessibilidade e inclusão se fazem extremamente necessárias, garantindo que os portadores de necessidades especiais sejam inseridos na sociedade de modo justo e igualitário.

Pensando nisso, os alunos de Engenharia Mecânica da FEI desenvolveram projetos voltados para a busca de soluções inovadoras e tecnológicas para os principais desafios da sociedade.

Entre os trabalhos desenvolvidos, destaca-se o Force For You, projeto de uma cadeira de rodas com alavancas capazes de reduzir os esforços do usuário. Além disso, o cadeirante conta com o auxílio de um motor elétrico, o que reduz também a força que aplica nas alavancas para se movimentar.

Outro projeto inovador desenvolvido pelos estudantes do Centro Universitário FEI é o O4A – One for All, que consiste em uma carroceria veicular que permite o embarque e desembarque independente de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Além do Force For You e do O4A – One for All, os alunos também mostraram projetos com foco na melhoria da saúde e qualidade de vida. Confira:

BPM: para a realização de cirurgias cardiovasculares, utiliza-se como opção o CEC (Circulação Extra-Corpórea), equipamento capaz de receber o sangue pobre em oxigênio do paciente e retorná-lo oxigenado. O BPM traz como proposta um equipamento semelhante, porém com custo acessível comparado as bombas do mercado.

EXOSK: trata-se de um exoesqueleto superior e implemento inferior para atividade de carregamento de peso em ambientes industriais, que melhora a ergonomia do movimento e diminui o esforço sentido pelo corpo.

Stark Arm: o objetivo deste projeto é a engenharia básica de um exoesqueleto capaz de auxiliar os profissionais da fisioterapia na reabilitação dos membros superiores de pessoas que sofrem com espasticidade causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS