Brasil, 20 de Agosto de 2019

Unicesumar estimula aprendizado e oferece certificação gratuita em Libras como presente de Natal

• Escrito ou enviado por  Unicesumar Caxias do Sul
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Até o dia 15 de janeiro, qualquer brasileiro poderá se inscrever na página da Campanha e fazer o curso de 40 horas

A Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de educação do Brasil, decidiu oferecer a todos os brasileiros a oportunidade de aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) gratuitamente. De 13 de dezembro até 15 de janeiro, qualquer pessoa que queira se capacitar para a comunicação com deficientes auditivos poderá se inscrever, gratuitamente, por meio do site www.unicesumar.edu.br/libras e fazer o curso a distância. Ao concluir as 40 horas de aula, o aluno será certificado pela instituição e poderá usar a Libras para sua comunicação interpessoal e profissional.

O primeiro público alvo dessa ação é o time de 3.400 mil colaboradores da Unicesumar em todo o Brasil. “Vamos fazer uma campanha interna para incentivar o maior número de colaboradores a aproveitar essa oportunidade. Nossa expectativa é que a maioria da nossa equipe seja capacitada em Libras. Isso terá grande impacto no atendimento aos nossos alunos e ao público em geral”, explica Wilson Matos Filho, Vice-Reitor da instituição.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa mais de 5% da população do país. Diante disso, o curso gratuito em Libras será oferecido pela Unicesumar como um presente de fim de ano à sociedade brasileira, com o objetivo que promover a inclusão por meio da comunicação. “Podemos contribuir com isso por meio da educação e da capacitação das pessoas, abrindo na nossa plataforma o curso de Libras, que é disciplina obrigatória em muitos de nossos cursos de Graduação. O que estava restrito ao universo dos alunos da Unicesumar, agora pode ser acessado por qualquer pessoa”, destaca Wilson.

Para lançar a campanha, a TIF Comunicação criou um filme, baseado em uma história real, que mostra um senhor da Terceira Idade aprendendo Libras no dia a dia. Ele atua profissionalmente como Papai Noel em um shopping e observa na fila da foto uma mãe conversando com a filha por Libras. Quando a menina chega à sua frente, ele a cumprimenta e pergunta o que ela quer de presente, usando Libras. O simples gesto de se comunicar do Papai Noel causa grande impacto na criança. O filme “Um presente de Natal para você” mostra o quão especial é aprender algo novo e será veiculado em meios digitais e nas redes sociais da Unicesumar.

FICHA TÉCNICA DO FILME – “UM PRESENTE DE NATAL PARA VOCÊ”

Agência: TIF

Cliente: Unicesumar – Ensino Presencial