Brasil, 16 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Alunos goianos produzem documentário para alertar sobre problema da fome e da pobreza

Vídeo “A Falta que faz o que te sobra” busca conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos

Um grupo de alunos do Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia produziu o documentário A Falta que faz o que te sobra, abordando o problema da fome e da pobreza, que assola boa parte da população brasileira. O vídeo, lançado nesta terça-feira (4), no anfiteatro da escola, visa conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos, que contribui para agravar a fome no Brasil e no mundo. O conteúdo foi veiculado em canal no YouTube (https://youtu.be/o38dVpFKZIM) e nas redes sociais da escola.

“O trabalho faz parte da proposta da escola de realizar intervenções sociais em comunidades, agregando conhecimento aos estudantes e promovendo mudanças não só no ambiente escolar, mas em áreas externas ao colégio”, explica a coordenadora do Ensino Médio, Maria Cristina Borges. As intervenções integram o Hub Marista, projeto da Rede de Colégios Marista (RCM), que tem por objetivo formar alunos protagonistas e capazes de debater e atuar sobre qualquer questão que envolva a sociedade num contexto global.

Formado por grupos de aproximadamente oito estudantes, o Hub trabalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio das quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática) segundo a orientação de um professor e de uma pergunta condutora que incita os estudantes a pesquisar e criar projetos de intervenção.

Os ODS compõem uma agenda mundial adotada durante a cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. O objetivo 1 é acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Já o 2 é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Ao longo deste ano, os estudantes foram inseridos em uma discussão ampliada a respeito da pobreza e da fome, e como isso afeta parte considerável da humanidade. Foram realizados pesquisas e levantamentos de dados, além de entrevistas com autoridades e pessoas envolvidas na distribuição de alimentos em Goiânia.

O vídeo mostra o peso do problema social e da má distribuição de alimentos. O objetivo é chamar a atenção do espectador para a realidade que o cerca, e da sutil presença (“a quase invisibilidade”, a carência de ações para resolvê-lo) deste problema na sociedade. Além disso, as informações servem para contribuir com o desenvolvimento de uma criticidade sobre o desperdício, o entendimento e a conscientização acerca do tema.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo