Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

A Felicidade invade a pós-graduação

Consultor, palestrante e professor, Luiz Gaziri investigou os estudos mais recentes e interagiu com os melhores cientistas da área para construir uma disciplina que mudará a vida dos estudantes

A faculdade ensina a ser feliz? Agora sim! Luiz Gaziri, consultor, palestrante e professor na FAE Business School e na PUC-PR, depois de perceber que todos os dias as pessoas tomam decisões contrárias ao próprio bem-estar, investiu em uma matéria para pós-graduação: A Ciência da Felicidade.

Os alunos da FAE Business School, em Curitiba, já poderão contar com o conteúdo no cronograma de 2019. “Montamos a primeira disciplina sobre felicidade e motivação do Brasil que é 100% baseada em comprovações científicas”, diz Gaziri.

Fruto dos estudos realizados para Escolhas Felizes, o novo livro do professor que será lançado em 2019 pela Faro Editorial, as aulas seguem os moldes de universidades como Harvard, Yale e University of Pennsylvania. Outras universidades brasileiras também entraram na onda de incluir a disciplina na grade curricular, porém, os ensinamentos são muito abstratos.

“Lançar uma disciplina sobre felicidade apenas por que está na moda é uma irresponsabilidade, pois ensinar os alunos na base do achismo, contribui com o aumento da irrelevância que as pessoas e corporações dão à felicidade, além de ocultar a beleza de mais de trinta anos de pesquisas científicas. Para convencer verdadeiramente o aluno da importância da felicidade, você precisa da ciência, e buscá-la dá muito trabalho”.

Devido à falta de conhecimento científico do brasileiro, indivíduos e corporações relevam a importância da felicidade, enxergando-a como um capricho ou como algo fútil. Gaziri expõe que este fator é uma ideia errônea, pois estudos de renomados cientistas citam o bem-estar como um importante fator propulsor para o sucesso.

“Pessoas que são felizes são mais produtivas, mais criativas, vendem mais, ganham mais, têm melhores sistemas imunológicos, têm menos chances de sofrer com doença cardíaca, se relacionam melhor com as pessoas, têm melhores vidas conjugais e vivem mais”.

Em 2015, Gaziri iniciou as pesquisas para o livro que influencia a disciplina. Depois de ler milhares de artigos científicos e trocar centenas de e-mails com pesquisadores de diversos países, o professor sentiu a necessidade de ir ainda mais longe – literalmente. Entre fevereiro e março de 2018, ele visitou alguns dos pesquisadores mais renomados do mundo nas áreas de motivação e felicidade, em universidades como Harvard, University of California, Stanford, Boston University, New York University, University of North Carolina, Florida State e University of Rochester.

O professor relata que uma das mais importantes descobertas recentes da ciência é a de que grande parte da motivação e felicidade depende unicamente das escolhas que as pessoas fazem, porém, por tomar decisões guiadas pela intuição, por crenças populares, pelo mundo corporativo e pela mídia, acabamos obtendo resultados contrários aos interesses.

Na obra Escolhas Felizes, o autor apresentará as mais relevantes e recentes descobertas científicas, cobrindo áreas como motivação, felicidade, psicologia, planejamento estratégico, neurociência, medicina, tecnologia, vendas e marketing. Muitos estudos demonstrados nunca foram mencionados em outros livros e ficaram, até então, restritos aos círculos acadêmicos. E, em primeira mão, a obra também mostrará os resultados de algumas pesquisas que nem sequer foram publicadas ainda, fruto das conversas e dos inúmeros e-mails que Gaziri trocou com cientistas do mundo todo.

Sobre o autor: Luiz Gaziri fez a escolha feliz de deixar a sua carreira de quinze anos como executivo para ensinar pessoas e empresas a aplicarem comprovações científicas nas mais variadas situações do seu dia a dia. Gaziri possui formações acadêmicas nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, é professor de pós-graduação na PUC-PR e FAE Business School e também atua com consultorias, treinamentos e palestras corporativas, atendendo clientes como Armani Casa, Cyrela, Unimed, Arauco, SBT, Sicredi, Consórcio Iveco, entre outros dos mais variados portes e segmentos.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::