Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é encerrado com premiação de alunos em Niquelândia (GO)

Alunos do Colégio Estadual Thomaz Adorno venceram concurso Desafio Criativos da Escola com o projeto “Reciclagem de Papel Vira História que o Povo Conta”

Profissionais da rede municipal de ensino de Niquelândia (GO) e comunidade participaram, no dia 29 de novembro, da solenidade de encerramento das atividades de 2018 do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). O evento, realizado no Cine Teatro, no centro de Niquelândia, foi marcado pela premiação do projeto vencedor do Desafio Criativos da Escola, concurso realizado durante o PVE, destinado a estudantes de escolas públicas e privadas que protagonizem iniciativas, com o apoio de educadores e também da comunidade, para transformar para melhor a realidade do ambiente escolar e do município.

O projeto vencedor em 2018 foi “Reciclagem de Papel Vira História que o Povo Conta”, do Colégio Estadual Thomaz Adorno. Idealizado pelos estudantes e apoiado pelos professores Rebeca Almeida Morais Leal, Wercia das Graças Oliveira Silva e Deusimar Moreira Vaz. O projeto teve como objetivo conscientizar os alunos sobre o impacto do desperdício de papel no meio ambiente, estimulando-os a fazer o reaproveitamento. Participaram 16 alunos do 6º ao 9º ano.

Os alunos recolheram papéis na própria escola e mobilizaram também familiares, comércio local e comunidade a fazer a separação de papéis para reciclagem. Segundo Rebeca Leal, participar pela primeira vez do Desafio e já vencer foi emocionante e incentiva ainda mais a dar continuidade ao projeto.

“Foi uma grande emoção ganhar o Desafio porque os alunos dedicaram-se muito. Hoje eles entendem que não devem descartar uma folha de papel só por causa de um erro na escrita. Despertamos essa consciência e ainda resgatamos um pouco a história de Niquelândia pelo olhar dos moradores. Os alunos fizeram as entrevistas e imprimimos as histórias nos papéis reciclados. Também serão feitos cartões de Natal para entregar para familiares e no comércio de Niquelândia”, afirmou Rebeca.

Outro projeto que concorreu ao Desafio Criativos da Escola foi “Unidos pela Literatura”, da Escola Municipal Santo Antônio, da comunidade Quebra Linha, além de outros quatro projetos da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues. A escola também fez uma participação especial na solenidade de encerramento do PVE com a apresentação da peça teatral “Palavra.com”, encenada por 50 alunos da escola.

A peça Palavra.com é resultado das oficinas de teatro promovidas pelo projeto Foco In Cena. Lançado em 2018, o projeto foi idealizado por Renata Caetano, diretora da empresa Cena Empresarial, de Goiânia (GO) e conta com o apoio da Unidade Niquelândia da CBA. A iniciativa envolve atividades culturais e artística voltadas para crianças, jovens e pais em situação de vulnerabilidade social.

O gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Antônio Augusto, ressaltou a longevidade do programa no município. “Nestes 10 anos de atuação do programa as melhorias na educação foram consideráveis, como o crescimento de Niquelândia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Por meio do PVE, mantemos o nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento local”, disse.

Matriz de competência – De 51 municípios beneficiados em 2017, o PVE elevou o número para 105 municípios, em 2018. A iniciativa integrou as ações de comemoração do centenário da Votorantim no Brasil. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade.

Contemplado com três frentes, duas de formação (gestão pública e gestão escolar) e outra de mobilização social, o PVE teve como tema em 2018: Gestão com Foco na Aprendizagem. Neste ano, o munícipio vizinho, Uruaçu, também foi contemplado com as atividades do Programa, sendo mais um dos favorecidos pela expansão da atuação do PVE.

Em Niquelândia, no encerramento do PVE os gestores educacionais e escolares participaram de uma nova avaliação da matriz de competência. A metodologia orienta os profissionais a identificarem as capacidades e habilidades que podem ser utilizadas para melhorar a educação em dois eixos: recursos pessoais e práticas de liderança e gestão. A primeira avaliação é feita no início ano, quando são levantadas as competências e os pontos de melhoria. Ao final do ano, os profissionais avaliam as evoluções e os pontos que ainda precisam ser aprimorados.

Já na frente de mobilização, as atividades foram promovidas para incentivar a leitura. Em Niquelândia, as ações impulsionaram a criação do projeto “Niquelândia Cidade Leitora”, que tem como objetivo mostrar a importância da leitura no desenvolvimento humano. O projeto é itinerante nas praças, espaços públicos do município e Escolas. Foram realizadas apresentações teatrais, espaço de leitura e desenho, além de exposições e empréstimos de livros, que foram doados por meio de campanha realizada junto à comunidade.

“O PVE trouxe importantes contribuições para a educação de Niquelândia. Em 2018, a mobilização voltada para a leitura foi propícia para implantarmos o Niquelândia Cidade Leitora, que em pouco tempo de realização já gerou mais interesse pelos livros nos alunos e na população. A leitura é essencial para compreender todas as disciplinas que fazem parte da formação e com este projeto acreditamos que iremos melhorar ainda mais a qualidade da educação no município”, ressaltou o secretário de educação de Niquelândia, Wesley Campos.

Sobre a CBA

Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo