Brasil, 21 de Agosto de 2019

Estudantes recém-alfabetizados lançam livros no CIEP Nação Rubro Negra

  • Escrito ou enviado por  Camila França
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Na semana do aniversário de 123 anos do Clube Recreativo do Flamengo, o CIEP Nação Rubro Negra será palco da sessão de autógrafos de lançamento de livros do projeto Estante Mágica produzidos por 46 estudantes jovens e adultos recém-alfabetizados, que contam suas histórias do dia a dia e de ficção, tendo a gastronomia como protagonista. Com o apoio da Associação Parceiros da Educação e da empresa Football For A Cause, o evento acontecerá na próxima segunda-feira, 12, a partir das 19h, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, e vai materializar os ingredientes cruciais do projeto – estímulo à leitura e à produção textual para que alunos escrevam suas próprias obras – sob coordenação da equipe pedagógica da escola.

Com idades entre 16 e 70 anos, os alunos foram orientados pelos professores a anotar em um caderno tudo o que se passava no seu dia, produzindo uma espécie de diário. O exercício estimulava cotidianamente a aprendizagem de palavras e frases. “Os alunos fazem parte das turmas de alfabetização de jovens e adultos que aprenderam a ler recentemente. Muito engajados e envolvidos com os estudos e a escola, desenvolveram seus próprios livros a partir dos diários usados como instrumento de aprendizagem. Muitos estudantes optaram por manter o estilo de biografia originalmente proposto pelo método pedagógico da Estante Mágica, realçando notas de desenvolvimento da autoestima e de sensação de inclusão social, narrando histórias de vida antes e depois da alfabetização”, detalha a professora Márcia Cardoso, que está à frente da iniciativa no Ciep.

Para a professora, tão gratificante quanto observar a evolução pedagógica dos estudantes é notar que o projeto transbordou as fronteiras da sala de aula, plantando sementes de conhecimento e de enriquecimento de experiências: “Assistir a alunos recém-alfabetizados usando todo o aprendizado como uma via para contar suas próprias histórias é algo quase divino para professores e alunos. Um belo exemplo é o do aluno José Cardoso, conhecido como Cacá, que narrou uma história de ficção. Trabalhando há mais de 40 anos como jardineiro do Clube de Regatas do Flamengo, sua obra gira em torno de duas amigas que estavam cozinhando e, de repente, sentiram falta de um ingrediente para finalizar o prato. Ele descreve que elas não tinham dinheiro para comprar, mas uma cultivava uma horta. A partir daí, o aluno usou sua capacidade de abstração para criar uma narrativa idílica e cheia de referências à relação do homem com a natureza, o que estimulou os outros alunos a produzirem maravilhosos trabalhos”, celebra a professora.

A diretora da Parceiros da Educação, Paula Vianna, celebra o êxito da iniciativa entre estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) – ação que faz parte dos projetos especiais da Estante Mágica: “É um orgulho ter promovido mais uma parceria que poderá inspirar outros alunos em prol da educação de qualidade”, destaca Paula.

Habilidades para o mundo contemporâneo

Para os fundadores da plataforma educacional Pedro Concy e Robson Melo, a metodologia baseada em projetos é mais desafiadora para os alunos e também ajuda a desenvolver a inteligência socioemocional. Dessa forma, servir como exemplo para um novo modelo de educação é a aspiração da Estante Mágica. “Queremos despertar nas crianças competências para o mundo moderno, os chamados 5Cs - comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico). Trabalhar essas aptidões por meio de projetos educacionais é o ideal, pois os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado”, diz Robson.

Criada em 2012 como uma plataforma de projetos educacionais que transforma alunos em escritores, a Estante Mágica surgiu com o sonho de transformar o mundo pela educação. Com parcerias com escolas públicas e particulares em todo o Brasil, está conseguindo. Até o momento, já transformou mais de 240 mil crianças e jovens em autores de livros.

Voltados a crianças de 3 a 10 anos de idade, os projetos da Estante Mágica são implementados sem custos pelas escolas. O processo é simples: o colégio se cadastra na plataforma, escolhe o projeto que quer adotar em sala de aula e cada aluno cria a sua própria história, com textos e desenhos, que vão resultar em um e-book gratuito. Transformados em escritores, os alunos têm direito a um evento de sessões de autógrafos, organizado pela escola, no qual recebem amigos e familiares.

Sobre a Football For a Cause

O Football For a Cause tem como objetivo a melhoria do acesso à educação no Brasil por meio da grande paixão nacional: o futebol! Temos como objetivo aproveitar os artigos esportivos utilizados por jogadores durante as partidas e treinos de futebol (camisas, shorts, chuteiras, luvas de goleiro... enfim, tudo!), que geralmente não têm um destino definido após o uso, mas possuem alto valor agregado para fãs. Então, por que não explorar todo esse potencial? Por meio de parcerias com atletas e clubes de futebol, criamos uma cultura de reaproveitamento de materiais esportivos e facilitação do acesso aos fãs, promovendo ações contínuas de apoio à educação.

Sobre a Parceiros da Educação (RJ)

A Parceiros da Educação é uma associação sem fins lucrativos, certificada como OSCIP, que promove e desenvolve parcerias entre a sociedade civil, secretarias de educação, escolas públicas e comunidade escolar, visando a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos e a promoção da excelência na educação pública. Através do financiamento e acompanhamento direto de ações e programas estruturados junto a escolas, a Parceiros da Educação já beneficiou mais de 40.000 crianças desde a sua fundação em 2009, atuando em 4 eixos – pedagógico, gestão, infraestrutura e comunidade.

Serviço:

Sessão de autógrafos dos alunos do CIEP Nação Rubro Negra

Local: CIEP Nação Rubro Negra

Endereço: Pça. Nossa Senhora Auxiliadora, S/Nº, Leblon, Rio de Janeiro, RJ

Data: 12 de novembro

Horário: 19h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS