Brasil, 17 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Implantação de novos projetos de curso para o ensino de engenharia garantem profissionais preparados para os desafios do futuro

*Rivana Marino

A Engenharia tem passado por mudanças significativas, proporcionando, desde o século XX, grandes avanços tecnológicos para a sociedade e, consequentemente, influenciando muitos aspectos das vidas das pessoas. Os impactos da revolução digital, da conectividade e da comunicação, da automação e de novos sistemas produtivos, têm sido incorporados em nossas vidas sem que nós percebamos. Novas perspectivas de avanços surgem a partir da disponibilidade tecnológica. Acompanhar e ser agente desta revolução proporcionada pelas inovações e transformações tecnológicas exigem do Engenheiro, além do conhecimento técnico multidisciplinar, criatividade com visões de futuro e o domínio do processo de inovação.

Para enfrentar os novos desafios do século XXI e desempenhar um papel de vanguarda na sociedade, sobretudo em setores vitais para a humanidade como mudanças climáticas, fontes alternativas de energia, produção de alimentos e medicamentos, as diversas áreas da Engenharia devem transformar-se em profissões abertas a novas fronteiras do conhecimento, integradoras e inovadoras.

De olho nessas tendências e com o objetivo de preparar os universitários de hoje para os desafios do futuro, o Centro Universitário FEI criou a Plataforma de Inovação, que permite uma verdadeira transformação organizacional e cultural na Instituição, possibilitando a obtenção de níveis mais elevados de qualidade em sua missão de educar, gerar e difundir conhecimento.

O reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido há décadas no ensino de Engenharia nos permite ousar, com plena segurança, a avançar neste projeto de formação para o futuro que se aponta. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o Centro Universitário FEI obteve notas acima da média no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, fazendo parte do grupo das apenas 26,8% instituições de ensino superior do País que atingiram nível máximo na avaliação. O teste avalia o aproveitamento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos aprendidos durante a sua formação.

Entre os métodos inovadores de ensino adotados pela FEI, estão as salas de aula para metodologias ativas, criatividade e trabalho em grupo, onde os alunos são protagonistas de seus aprendizados, sendo o professor, o facilitador deste processo.

A ideia de que todas as disciplinas devem estar interligadas e serem complementares umas às outras também se propaga pela instituição, fazendo com que todos os alunos das Engenharias tenham contato com os conceitos de inovação e ferramentas que auxiliam a pensar de forma criativa, estruturada e focada em resultados, entendendo melhor todo o ambiente de decisão e ação na geração de novas soluções.

Para estar alinhada com as tendências de futuro é estratégico entender os temas prioritários que pautarão a inovação nas próximas décadas. Para isso, a FEI realiza anualmente o Congresso de Inovação FEI, que é um dos pilares da Plataforma de Inovação e conta com a participação de grandes líderes da academia, jornalismo, política, empresariado e órgãos governamentais.

Com tantas inovações tecnológicas surgindo rapidamente, é importante que todas as universidades se mantenham atentas às grandes problemáticas das próximas décadas, se posicionando de maneira proativa e se reinventando continuamente. Assim, garantiremos o desenvolvimento de profissionais tecnicamente aptos, com criatividade e autonomia para proporem soluções disruptivas para os desafios que o futuro nos prepara.

*Rivana Marino é vice-reitora do Centro Universitário FEI

Sobre Rivana Marino

Formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial no ano de 1983. Mestra e Doutora em Físico-Química pelo Instituto de Química da USP em 1990 e 1995, respectivamente. Pertence ao corpo docente da Instituição desde 1992, tendo chefiado o Departamento de Engenharia Química de 1999 a 2002. Exerce a função de Vice-Reitora de Extensão e Atividades Comunitárias do Centro Universitário da FEI desde 2002.

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::