Brasil, 17 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Jovens da Etec de Ituverava lançam app para pessoas com déficit de atenção e hiperatividade

Jovens da Etec de Ituverava lançam app para pessoas com déficit de atenção e hiperatividade

Projeto é um dos finalistas da 12ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza que apresenta mais de 200 trabalhos de Etecs e Fatecs em formato virtual

Com o intuito de ajudar na identificação de sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), quatro alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Ignácio Azevedo Filho, de Ituverava, na Região de Franca, criaram um aplicativo que traz informações e aplica um teste para auxiliar no pré-diagnóstico do transtorno. O app está disponível gratuitamente para download em sistema Android. Trata-se de uma ferramenta auxiliar, que não substitui a consulta a um especialista.

Elaborado pelos estudantes Lucas Scherma, Priscila Cristina de Oliveira, Raquel Santos Custódio e Thiago Correa Rodrigues da Cunha, do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) de Informática, o projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e chamado de TDAH Plataforma.

Raquel explica que muitos pais têm dificuldade para perceber os sintomas nos filhos. “As pessoas não conhecem o TDAH e deixam de procurar orientação profissional, retardando o tratamento e seus benefícios”, explica. “Também é difícil saber até onde sinais de desatenção e impulsividade caracterizam um distúrbio psiquiátrico.”

Após consultarem uma psicóloga e uma psicopedagoga especialistas na área, eles desenvolveram o aplicativo que, além de auxiliar na identificação do transtorno, traz uma agenda de tarefas. “O usuário cadastra suas atividades e recebe um lembrete, o que ajuda os portadores de déficit de atenção a controlarem sua rotina”, diz. O app, no entanto, não substitui o apoio de profissionais qualificados para diagnosticar e tratar o transtorno.

Em dois meses, o aplicativo já obteve mais de 150 downloads. “A aceitação do público tem sido muito boa. Agora estamos em busca de parcerias com clínicas médicas e psicológicas para inserção de anúncios patrocinados e indicação de novas funcionalidades para os pacientes”, conta a estudante.


Feira Tecnológica

A TDAH Plataforma é um dos projetos expostos na 12ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Entre as maiores mostras estudantis do País, a feira é totalmente virtual e pode ser acessada pelo site feteps.cps.sp.gov.br. O grupo concorre na Categoria 4 – Informática e Ciências da Computação. Veja o estande do projeto.

“As tecnologias assistivas despertam cada vez mais o interesse dos jovens frente ao seu grande potencial de mercado. A feira tecnológica virtual reconhece a criatividade dos estudantes e ajuda a dar visibilidade aos trabalhos em busca de colaboradores para impulsionar o negócio”, afirma o professor orientador do projeto, Argeli Pedro de Lima.

A Etec de Ituverava apresenta ainda outro trabalho na mesma categoria. Trata-se de um dispensador automático de comprimidos, elaborado por alunos do curso técnico de Redes de Computadores. Confira os projetos da categoria.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo