Brasil, 22 de Março de 2019

+ F O N T E -

Dicas para se preparar para o Enem

Coordenador do Ensino Médio dá algumas orientações para se preparar para prova

Novembro é o mês do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, e muitos jovens vão prestar a prova que pode garantir um acesso direto a universidades públicas. É neste momento que a ansiedade aumenta, mas os professores garantem que ainda dá tempo de rever alguns tópicos e se programar para realizar os testes de forma mais tranquila.

Para ajudar os estudantes que estão se preparando para o Enem nos dias 4 e 11 de novembro, boas dicas são sempre bem-vindas. Por isso o coordenador do Ensino Médio do Colégio Divino Salvador, Rodrigo Lopes de Oliveira, selecionou algumas sugestões para ajudar quem vai passar por essa fase:

É importante ficar de olho nas provas anteriores. “Pode até soar um pouco óbvio, mas essa é uma excelente forma de prever um pouco do conteúdo que cairá na próxima prova. Resgate esses exames passados e dê uma boa revisada neles e em suas correções!”
Não deixe de ler o edital. “Pode parecer desnecessário, mas não é! Nesse material contém os temas que cairão na prova, o que pode adiantar o foco dos seus estudos. Além disso, há as datas de realização do exame e horários de abertura e fechamento de portões. Muita atenção a esses "detalhes" e se organize para chegar com bastante antecedência”.
Utilize um calendário para se planejar nesta reta final. “Fazer um bom planejamento facilita os estudos. Separe os materiais pelo nível de dificuldade para fazer a distribuição correta do tempo x matéria a ser estudada”.
A temida redação não precisa ser um bicho de sete cabeças! “Estude o gênero textual que cairá na prova do ano. Esteja craque na forma de sua construção, converse com seu professor. E, claro, esteja antenado aos noticiários, temas da atualidade e tudo que está em evidência. Muitas vezes, pode acontecer do tema não ter ligação claramente direta com algum desses assuntos, mas pode ter uma ligação indireta. Esteja por dentro para saber reconhecer”.
Não se deixe de lado, deixando a mente tranquila para a prova. “Faça coisas que te ajudem a relaxar e alimente-se bem. Se você seguir o planejamento de estudos, terá um tempo para descanso. E isso é essencial!”
Busque um lugar especial para se dedicar aos estudos. ”Um lugar claro, limpo, organizado, silencioso, longe das tecnologias e longe da circulação de pessoas. Nada de cama ou sofá, o ideal é usar cadeira e mesa, se não lá vem outro problema: o sono/preguiça”.
Não deixe de fazer algum exercícios! “O tempo para simulado já acabou, mas ainda dá para fazer e refazer alguns exercícios”.
Um dia antes da prova descanse! “Procure relaxar, dormir bem, fazer algo mais leve e descontraído. O importante é você liberar um pouco a ansiedade com atividades mais tranquilas”.
No dia das provas, alimentação leve e o famoso check list antes de sair. “Veja se está levando o documento original com foto, Cartão de Confirmação da Inscrição impresso e canetas pretas (as únicas que são permitidas).
Chegue com antecedência. “É importante contar com trânsito e imprevistos para planejar a hora de sair. Os portões abrem às 12h e fecham impreterivelmente após: 13! Fique de olho nas alterações do relógio por conta do horário de verão. Quando já estiver na sala da prova e receber os cadernos, faça as devidas conferências de seu nome e preencha-os conforme orientação do assistente no local e boa prova!”

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::