Brasil, 17 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Semana Científica da FMP/Fase abre portas para secundaristas

A urgência em se promover uma ciência com mais consciência é a meta da 24ª edição da Semana Científica da FMP/Fase, que ocorrerá de 16 a 19 de outubro, no campus da instituição, em Petrópolis (RJ). Dedicados aos jovens e abertos ao público, os encontros reunirão profissionais de diversas regiões do país e do exterior, para experiências, palestras, debates e seminários. A temática segue a linha da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pelas Nações Unidas.

“A ideia é colocar a ciência em contato com outras instituições e com o público jovem. Queremos mostrar que a ciência pode ser bem divertida e ampliar a participação dos jovens na Semana, que tem um potencial grande e é o maior evento científico da cidade. É uma oportunidade única de troca de informações, não só para as escolas como para as comunidades onde a faculdade atua e as ONGs parceiras. Teremos atividades como circuitos educativos voltados para alunos do Ensino Médio. Ano passado eram quatro atrações em um dia; agora serão seis em dois dias”, adianta a professora e antropóloga Regina Bortolini, presidente da Comissão da 24ª Semana Científica da FMP/Fase.

Segundo Regina, o “Circuito sensorial quântico” será voltado para vivências sensoriais onde todos os sentidos serão estimulados. O circuito “Testando sua memória” terá jogos para o reconhecimento de como a percepção se conecta com a memória. Já o “Homeostase em prova” consistirá em atividades físicas, mostrando seu impacto sobre a saúde. O “Circuito do Prazer”, por sua vez, oferecerá dinâmicas que permitirão conhecer melhor as emoções e o corpo. Outros dois circuitos, o “Saccha” e “Biobanco” serão realizados nos laboratórios de Microbiologia e Odontologia da faculdade, respectivamente, para o estudo da levedura Saccharomyces e a pesquisa com o manuseio de dentes.

“Os circuitos educativos são um conjunto de atividades de curta duração, pelas quais grupos de até 16 alunos serão conduzidos, para vivenciar experiências e aprender a fazer ciência de um modo divertido. Nos circuitos transformamos a prática educativa através da interação entre as diversas formas de conhecimento, ressignificando o fazer científico”, diz Regina Bortolini.

As inscrições para a 24ª Semana estão disponíveis até o dia 17 de outubro. Outras informações podem ser obtidas na página do evento, no site www.fmpfase.edu.br. A programação também poderá ser acompanhada pelo aplicativo Semana Científica FMP/Fase, disponível para Android e IOS, e pela página do evento no Facebook.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::