Brasil, 11 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Dia do Professor - Dia de valorizar um dos mais importantes influenciadores do hábito de ler do brasileiro

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil destaca a força do educador para estimular a leitura em sala de aula

Dia Nacional da Leitura, Semana da Leitura e Literatura e, ainda Dia do Professor. Outubro é um mês para fortalecer a importância do incentivo à leitura e de reiterar a importância do Professor para o país. A quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro.

O papel do professor está entre os primeiros citados como maior influenciador de leitura, 11% dos leitores apontaram a mãe ou responsável do sexo feminino como a principal pessoa que influenciou o gosto pela leitura e 7% responderam que foi algum professor ou professora. “A pesquisa revelou de forma concreta a importância do professor na educação e na formação do comportamento leitor do brasileiro; hoje, mais do que nunca, é preciso que esse profissional seja valorizado como contribuinte para a disseminação da leitura no País”, afirma Zoara Failla, coordenadora da obra Retratos da Leitura no Brasil.

A frequência com que os leitores e não-leitores – partindo do princípio de que leitor é aquele que leu um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses - viram os pais/responsáveis lendo também foi estudada. Entre os leitores, 26% alegaram que sempre viam a mãe lendo e 31% atestaram que viam às vezes; já entre os não-leitores, apenas 12% alegou que sempre via a responsável lendo. Em relação aos pais, 17% dos leitores sempre os viram lendo, contra 10% dos não-leitores que alegaram o mesmo.

O estudo apontou que, o índice de leitura ainda é baixo e exige muito empenho para reverter esse quadro. Assim como os professores, o Instituto Pró-Livro tem como missão ajudar a transformar o Brasil em um país de leitores. “Valorizar e estimular professores que conseguem ser lembrados como os principais influenciadores, por aqueles que gostam de ler, sem dúvida é nossa homenagem e contribuição para estimular todos os professores a assumirem esse importante papel para a nossa sociedade tão carente de bons resultados em educação e leitura”, finaliza Zoara

Sobre o Instituto Pró-Livro: O IPL (www.prolivro.org.br), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, criado e mantido pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL –, com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores, tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza periodicamente a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro, para avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas do livro e da leitura, visando melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca reconhecer e homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, deste modo, promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. Estas ações foram todas mapeadas na Plataforma Pró-Livro (www.plataformaprolivro.org.br). O IPL também conta com outra ação importante - uma plataforma digital colaborativa que reúne informações dessas práticas ao redor do país, divulga e incentiva a conexão entre essas experiências.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::