Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

A importância da inteligência emocional para passar no Enem

Especialista dá dicas de como estudar e lidar com a pressão para ir bem em exames

Logo após o término das eleições, está marcado para acontecer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, nos dias 4 e 11 de novembro. A prova é de suma importância para medir a qualidade da educação brasileira, que até então apresenta um cenário de pouco avanço. Em 2017, a principal avaliação do país constatou que a média de conhecimento dos estudantes chega apenas na metade do esperado, um resultado de 519,3 pontos, de um total de mil.

Para Leila Arruda, coach de alta performance, a educação do país precisa ser mais abrangente na hora de tratar o aluno: “o jovem que quer prestar o exame, muitas vezes, possui mais dificuldade de lidar com a ansiedade, do que com o conteúdo. Se nos cursinhos e nas escolas for ensinado inteligência emocional, podemos aumentar a média das notas”.

Na falta de um coach dentro das escolas, cursos e faculdades, as pessoas procuram esses profissionais para ajudar a alcançar seus objetivos acadêmicos, como passar em um concurso, no vestibular, no Enem, etc. “A metodologia do coaching pode ser usada para atingir quaisquer tipos de meta, na área de educação não é diferente”, defende Leila.

Desta forma, o coach pode ajudar tanto na organização dos estudos, horários e metas objetivas, quanto a relaxar e lembrar que a saúde também é importante. “Saber lidar com as emoções e ter os objetivos em mente são tão importantes quanto absorver o conteúdo”, explica a especialista.

Por isso, Arruda separou algumas dicas para quem precisa passar em uma prova, como o Enem, por exemplo:

1. Ter pensamento positivo: antes, durante e depois da prova para conseguir ter calma e realizar a prova sem desespero.

2. Separar um tempo de estudo diário: é necessário que seja frequente e rotineiro. Assim, não sobrecarrega o estudante de informação próximo à prova, ele tem tempo de descansar e transforma o estudo um hábito.

3. Não estudar na véspera da prova: não adianta tentar correr atrás no último dia. Tudo o que tinha para aprender, já foi assimilado. Tirar uma folha e relaxar nesse momento ajuda a controlar a ansiedade.

4. Chegar no local da prova com uma hora de antecedência: o medo de chegar atrasado ou em cima da hora pode prejudicar o desempenho na prova.

5. Levar comida: além de alimentar nas muitas horas de prova e ajudar a diminuir o stress, há muitas pessoas que conseguem relacionar informação com comida. Por isso, leve os mesmos alimentos que comeu na hora de estudar, pois ajuda o subconsciente a lembrar o que foi aprendido.

6. Mantenha a calma: quando o vestibulando se deparar com uma pergunta que não sabe, o ideal é respirar, conscientizar que vai responder de forma correta e tentar ser racional, com lógica. Depois de se acalmar, o estudante deve responder com calma, de acordo com o que chega mais próximo dentro do seu conhecimento.

7. Inteligência emocional: se tiver vontade de chorar ou bater o desespero, lembre-se do quanto se preparou e o quanto está apto a fazer a prova. Evite a insegurança e pensamentos negativos que podem te desestabilizar. É normal não saber de todo o conteúdo ou passar por um branco, vá até as que tem certeza e volte nas que está em dúvida depois.

8. Após o término: cheque todas as perguntas e respostas, se fez tudo o que precisava, para ter certeza se está tudo certo, se pode complementar alguma questão antes de entregar a prova.

Sobre Leila Arruda

Leila Arruda é Coach de alta performance e licenciada da LeaderArt International (Canadá) para o Brasil na cidade de São Paulo, Head Trainer e Facilitadora do International Leader Coach Certification. Coautora do livro “Coaching a hora da virada“ e palestrante sobre diversos temas na área de inteligência emocional, motivação e perfil comportamental.

Graduada em administração de Empresas, é formada também em Coach Life & Executive pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Leader Coach e Manager Coach pela LeaderArt International, possui certificação internacional em PDC Professional DISC em PAC Professional Access e certificação em PNL – Postura Neurolinguística.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo