Brasil, 26 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Interesse por curso que forma professores de Português cai 30%

A análise de dados coletados pelo Inep desde 2010, feita pela plataforma , constatou que houve uma queda de 9% no total de alunos que iniciam cursos de licenciatura

Quase 48 mil alunos a menos. Este é o saldo dos ingressantes em cursos superiores de licenciatura, destinados à formação de professores e representa uma redução de 9,36% entre 2010 e 2017. Para chegar a essa conclusão, a equipe do , plataforma para inclusão de estudantes no ensino superior com bolsa de estudo, analisou os dados do Censo do Ensino Superior, do Ministério da Educação, nos últimos oito anos. O levantamento mais recente, referente à 2017, teve seus microdados divulgados nos últimos dias.

O curso de Letras, que forma professores de língua portuguesa e língua estrangeira, foi o que teve a maior perda de alunos, tanto em valores absolutos quanto em termos percentuais. São 28 mil alunos a menos em 2017 na comparação com 2010, ou seja, uma queda de 30,38% no total de novas matrículas. Há também menos interessados em cursar Geografia (-27,91%), Matemática (-20,30%), História (-18,75%), Filosofia (-15,12%), Ciências Biológicas (-15,10%) e Química (-6,20%). Houve crescimento em apenas três cursos, mas em patamares muito menores: Física (5,25%), Pedagogia (4,09%) e Educação Física (1,43%).

O ingresso de alunos em cursos de Letras encolheu 30% desde 2010. (fonte: , com dados do Censo do Ensino Superior, de 2010 a 2017)

“A desvalorização da carreira docente, os baixos salários, a falta de infraestrutura nas escolas públicas e até a violência contra professores, como o recente caso ocorrido no estado do Rio de Janeiro e amplamente divulgado pela imprensa, são fatores que explicam esse movimento, que afeta o alicerce da sociedade, a formação de professores para a educação básica”, diz Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do . O executivo destaca que os cursos menos procurados se mantêm vivos graças às faculdades públicas, com a oferta de vagas. “O caso do curso de Física é emblemático. Nenhuma instituição privada de ensino matriculou alunos nesta área de conhecimento em 2017. A rede particular oferece em larga escala apenas os cursos mais demandados, Pedagogia e Educação Física, e há ainda oferta relevante para Letras, Matemática e Ciências Biológicas”, complementa o executivo.

O desinteresse pelos cursos de licenciatura vem sendo acompanhado pela plataforma desde 2014. Semestre a semestre são verificados os cursos mais buscados no site por estudantes de todas as regiões do País. Neste período, apenas Pedagogia e Educação Física figuram entre os 18 cursos mais demandados na procura de bolsas de estudo. A lista, encabeçada por Direito, tem 14 bacharelados, dois cursos para formação de tecnólogos e as duas licenciaturas citadas acima.

Notícias ::