Brasil, 24 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Projetos universitários mudam realidade do Brasil

O país é considerado um dos menos inovadores do mundo. Exemplos como o Renault Experience trazem nova perspectiva

O Brasil possui poucas empresas de grande porte, uma lista divulgada pela Forbes mostra que das duas mil maiores companhias do mundo, apenas 1% é brasileira. Somado a isso, faltam incentivos fiscais para o desenvolvimento de pesquisas. Esses são os principais fatores que tornam o país um dos menos inovadores do mundo. Mas ainda há esperanças. Um exemplo disso é o Renault Experience, programa de inovação e empreendedorismo no modelo de Startups, criado especialmente para estudantes universitários.

Em 2018, alunos do Centro Universitário Internacional Uninter foram selecionados para receber mentoria exclusiva e aporte de R$ 30 mil para desenvolver uma ideia inovadora que ajude a melhorar mobilidade e a qualidade do trânsito. O grupo formado por Gabriele Miriam, Jean Pierre, Carlos Cunha e Bruno Sena desenvolveu o SENSCAR. O projeto impede que motoristas alcoolizados deem a partida no motor do carro. Por meio de aparelho de alta sensibilidade para detecção de álcool, um sensor capta se houve ingestão de bebida alcoólica pela respiração do motorista. Caso o aparelho reaja positivamente, o carro trava e não pode se movimentar.

“Ações como essa da Renault tem a capacidade de mudar as perspectivas do país. A inovação e o empreendedorismo devem ser práticas constantes tanto nas empresas quanto nas universidades”, explica o professor Elizeu Alves, que orientou os estudantes no projeto do SENSCAR.

A última edição teve 323 inscrições de todo o Brasil e apenas três iniciativas foram selecionadas. Com duração total de um ano, contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado.

“Com o Renault Experience buscamos estimular o empreendedorismo nos estudantes universitários de todo o país, incentivando a busca por soluções de mobilidade. O formato de Startup implementado há dois anos é um verdadeiro sucesso, já foram inscritos cerca de 800 projetos de 14 estados brasileiros. Mas mais do que a quantidade, estamos muito felizes com a qualidade dos projetos apresentados, como o SENSCAR, ótima solução desenvolvida pela equipe da Uninter”, comenta Caique Ferreira, Vice-Presidente Instituto Renault e Diretor de Comunicação da companhia.

Lançamento Renault Experience 2018

A Uninter foi escolhida para sediar o lançamento da edição 2018 do programa de inovação. Em evento no dia 18 de setembro, estudantes, professores e autoridades abrem oficialmente o novo processo de s e l e ç ã o e inscrições dos projetos universitários. A cerimônia acontece no campus Garcez, no centro de Curitiba e será transmitida ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/user/webuninter no Youtube, para todo os interessados.

Serviço

O que: Lançamento Renault Experience – edição 2018

Quando: dia 18 de setembro, a partir das 19h

Local: campus Garcez Uninter

Foto: Rodrigo Leal.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo