Brasil, 26 de Março de 2019

+ F O N T E -

FGV EPGE debate papel de instituições católicas na educação básica

Evento terá a participação de representantes de congregações religiosas

Iniciada pelos jesuítas, a educação católica foi o embrião do sistema educacional no país e, até hoje, reverbera em unidades de ensino espalhadas por todas as regiões. Diante do impacto da ação dessas instituições, a FGV EPGE promove o seminário “Missões Religiosas e Educação Básica no Brasil”. O evento acontece no dia 31 de agosto, na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A proposta do encontro é avaliar as contribuições da filosofia e da educação católica ao ensino básico no Brasil sob uma perspectiva histórica. Na pauta dos debates, também consta a análise dos principais desafios para os projetos educacionais católicos hoje em dia, diante das transformações do século XXI e das carências da sociedade brasileira.

"A história da educação católica confunde-se com a própria história da educação brasileira. As congregações religiosas, com suas práticas educativas e evangelizadoras, possuem presença e protagonismo no ensino brasileiro desde o período colonial. Ainda que permaneçam fiéis ao princípio da formação integral da pessoa humana, estas práticas acompanham as transformações políticas e sociais”, explica o professor José Féres, professor da FGV EPGE e coordenador técnico do seminário.

Os debates são abertos pelo presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal e pelo irmão Paulo Fossatti, FSC, presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e reitor da UniLaSalle.

Em seguida, o painel "Educação católica e suas contribuições ao ensino no Brasil" traz para mesa-redonda o reitor do Colégio de São Bento, Dom Abade Filipe da Silva, OSB; o diretor-presidente da Associação Antônio Vieira (ASAV) e administrador da Província dos Jesuítas do Brasil-BRA, Padre João Geraldo Kolling, SJ; a professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Paula Leonardi; e o diretor da FGV EPGE, professor Rubens Penha Cysne.

Aberto ao público, o evento é gratuito. Para participar, basta fazer a inscrição no site.

Serviço:

Evento: Seminário “Missões Religiosas e Educação Básica no Brasil"

Data: 31 de agosto (sexta-feira)

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Sede FGV (Praia de Botafogo, 190, 12º andar, Auditório Engenheiro M. F. Thompson Motta, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ)

Informações:http://epge.fgv.br/conferencias/missoes-religiosas-e-educacao-basica-no-brasil-2018/

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::