Brasil, 14 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Instituto Alpha Lumen abre processo seletivo para 2019

Escola de São José dos Campos (SP) aposta em modelo adaptativo de aprendizado e oferece matérias opcionais voltadas a todos os campos do conhecimento

O Instituto Alpha Lumen é uma entidade sem fins lucrativos que busca soluções de impacto social através de ações educativas desenvolvendo inúmeros projetos de ação e inspiração junto à comunidade em SJC entre eles, o Projeto Escola – Infantil e Ensinos Fundamental e Médio – trabalhando com jovens e crianças talentosas, para formar lideranças capazes de refletir a construção da própria historia, impactar positivamente seu entorno e alcançar o mundo. O IAL desenvolve uma metodologia educacional adaptativa que privilegia o cognitivo e o socioemocional e estrutura a aprendizagem dentro da singularidade de cada educando para que aprendam a articular diferentes conhecimentos em soluções reais, criativas e eficazes.

As inscrições para o processo seletivo 2019 iniciam dia 15 de agosto e vão até 29 de setembro de 2018.

COMO ENTRAR NO IAL?

Do Infantil (maternal, infantil I, II, e III) até a 1ª série do Ensino Fundamental, atendendo as normas legais, não será realizado processo seletivo. Assim as famílias interessadas responderão a um formulário online e acompanharão palestras. As matrículas serão feitas por ordem de chegada. O formulário de perfil e as orientações online estarão disponíveis, a partir do dia 15/08, na plataforma ial360 que pode ser acessada pelo site www.alphalumen.org.br.
Do 2º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental, as famílias e o aprendiz responderão a formulários online (ial360) e participarão de oficinas e palestra presencial. A s e l e ç ã o será feita com base na sinergia dos estudantes e suas famílias com os valores e o propósito do IAL e a verificação de que o Projeto Escola se ajusta às demandas e perfil da criança. O formulário de perfil, a avaliação e as orientações online estarão disponíveis a partir do dia 22/08 na plataforma ial360 (www.alphalumen.org.br).
Do 5º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio o processo será realizado em duas fases: a primeira, um formulário de perfil e uma avaliação, ambos online (no site www.alphalumen.org.br) e a segunda envolve avaliação e oficina presenciais. Os pais ou responsáveis participarão de palestra e oficina. Os aprovados irão para entrevista. Orientações, formulário de perfil e a avaliação online estarão disponíveis a partir do dia 29/08 na plataforma ial360 (www.alphalumen.org.br). A s e l e ç ã o será feita com base na sinergia com os valores e o propósito do IAL e a verificação de que o Projeto Escola se ajusta às demandas e perfil do educando e de sua família. Lembramos que o IAL é solução para estudantes que gostam de aprender, apreciam enfrentar desafios e multiplicar seus conhecimentos.

GERANDO IMPACTO SOCIAL

O IAL acredita no poder transformador do conhecimento

O Alpha Lumen desenvolve projetos além do Projeto Escola em várias frentes abrindo oportunidades a crianças, jovens da rede pública de ensino e comunidades de baixa renda, num programa de atividades e ações que incluem oficinas, cursos, palestras, torneios, olimpíadas do conhecimento, treinamentos esportivos, eventos e muitas outras ações que visam gerar oportunidades que gerem transformações pessoais e sociais.

O IAL desenvolve projetos nos seguintes eixos:

EDUCAÇÃO
STEM
ARTE E CULTURA
EMPREENDEDORISMO
ESPORTE
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

FAZENDO A DIFERENÇA NA SOCIEDADE

Formação de lideranças transformadoras entre jovens e crianças preparados para refletir a construção da própria historia, impactar positivamente seu entorno e alcançar o mundo.

O processo de empoderamento da população de baixa renda, por meio dos projetos dos eixos trabalhados pela entidade, é realizado com a participação dos aprendizes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental do Projeto Escola do IAL, que se desenvolvem em meio à construção de soluções para as questões da vida real e do mundo. Esses aprendizes tem um leque enorme de oportunidades e com isso obtêm grande evolução e muitos resultados e conquistas. Aprendem a multiplicar o conhecimento para estudantes das escolas públicas, nas áreas em que se destacam e assim, vão se constituindo como lideranças protagonistas enquanto atuam na geração de impacto. O projeto escola IAL os prepara para serem futuros referenciais em suas áreas de atuação, capazes de articular soluções criativas numa perspectiva ética de responsabilidade social e ambiental.

COMO OS APRENDIZER DO PROJETO ESCOLA SÃO PREPARADOS?

Além das disciplinas acadêmicas, os estudantes compõem sua grade curricular com matérias optativas, tais como: cursos preparatórios para as várias Olimpíadas do Conhecimento, Educação Financeira, Preparatório para Vestibulares Nacionais e Internacionais (SAT), Línguas (Inglês/Mandarim/Espanhol/Alemão/Japonês/Francês), esportes (Judô/Yoga/Esportes/Xadrez/Box), e também Oficinas de Inteligência Emocional, Dança/Teatro/Música/Coral/Arte/Orquestra/Violão/Fotografia/Cinema e TV/ Curso de HQ, e Robótica/Programação/Segurança da informação/Criptografia Quântica, Empreendedorismo entre outras.

Fundado pela Física, Astrônoma e Educadora, Nuricel Villalonga Aguilera, o Instituto integra jovens e adolescentes de São José dos Campos que são aprovados nas melhores Universidades Nacionais e Internacionais.

Para saber mais sobre o Instituto Alpha Lumen, acesse www.alphalumen.org.br.

Serviço:

Processo seletivo

Data: 15/08 a 15/09

Site: www.alphalumen.org.br

Sobre o Instituto Alpha Lumen:

O Instituto Alpha Lumen – IAL é uma entidade sem fins lucrativos, sediada em São José dos Campos/SP que busca soluções de impacto social através de ações educativas. O IAL desenvolve projetos em várias frentes (Educação, STEM, Arte e Cultura, Empreendedorismo, Esporte, Sustentabilidade e Saúde, Relações Internacionais) todas conectadas com o Projeto Escola, que gera estruturas educacionais inovadoras e apoio ao ensino de estudantes com altas habilidades. O Projeto Escola, que inclui os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, visa a formação de lideranças transformadoras e éticas entre jovens e crianças talentosas advindos fundamentalmente da escola pública e de baixa renda, capazes de refletir a construção da própria história, impactando positivamente o seu entorno e muitos, com potencial para se tornarem agentes disruptivos na sociedade, no Brasil e no mundo. Junto com eles, o IAL escala oportunidades a outras crianças e jovens da Rede Pública de Ensino ampliando seus horizontes e motivando vocações para que sejam capazes de articular os diferentes conhecimentos em soluções reais, criativas e eficazes.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::