Brasil, 20 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Professor ensina conceitos de Física com aulas de artes marciais

Alunos do Colégio Puríssimo, em Rio Claro (SP), aprendem na prática como relacionar os conceitos ensinados em Física aos diferentes fatos do cotidiano

Centro de massa, momento linear, angular, inércia, peso, vetores, força centrípeta, energia, entre os outros conceitos de Física são ensinados por meio de aulas de Aikido, uma arte marcial japonesa, para um grupo de alunos do Ensino Médio do Colégio Puríssimo Coração de Maria, escola parceira do Sistema de Ensino Poliedro, em Rio Claro (SP).

O ensino inusitado, conduzido pelo professor de Física e coordenador do Ensino Médio da escola, Huemerson Maceti, faz parte do projeto Física Aplicada ao Mundo, uma extensão das aulas de Física Avançada. Baseada no equilíbrio e na defesa, o Aikido propicia melhorias no comportamento dos estudantes, além de reforçar a teoria. “Percebemos que eles apresentam avanços na concentração e na autoconfiança, refletindo isso no preparo para o vestibular”, afirma Maceti.

Para a realização da atividade, foi colocado um tatame no colégio e vídeos de biomecânica (mecânica do corpo humano) foram projetados para relacionar essa prática aos conceitos ensinados em sala de aula. Após as apresentações, os alunos entraram no tatame e também exerceram alguns dos movimentos. Praticante de Aikido há mais de cinco anos, o professor conta com o apoio da Aiki Kaizen de Rio Claro, dojo que faz parte.

Maceti orienta os alunos para que façam relações do aprendizado teórico com diferentes eventos do dia a dia, como o reflexo da imagem no espelho, a posição da Lua sobre a Terra, o ato de cozinhar algum alimento ou de ligar um eletrodoméstico e, até mesmo, a mudança de cor das folhas que caem das árvores. “Iniciativas como essa contribuem para nortear e valorizar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, pois eles se sentem estimulados a pensar e a compreender possíveis exemplos que facilitam o que é compartilhado em sala de aula”, ressalta.

De acordo com o docente, essa estratégia surgiu com o objetivo de desmistificar a Física como uma ciência que é “direcionada aos gênios”.

Física aplicada ao mundo

Os alunos do Ensino Médio e do Pré-vestibular do Colégio Puríssimo reúnem-se às sextas-feiras para estudar Física de forma mais natural e com exemplos reais. A abordagem das aulas extracurriculares ultrapassa os cálculos físicos e oferece aos estudantes as seguintes atividades diferenciadas para o ensino dessa disciplina: Análises Conceituais, Física das Artes Marciais, Física da Música e Tirinhas Científicas.

Sobre o Sistema de Ensino Poliedro

Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o Brasil. Originalmente adotado nos cursos Pré-Vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para os Ensinos Médio, Fundamental I, Fundamental II e Educação Infantil, abrangendo assim, toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de 300 instituições de ensino em mais de 200 cidades e 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Ao promover uma educação de excelência, o Sistema de Ensino Poliedro obteve 6.172 alunos aprovados em 118 das 133 instituições que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2018. Do total, 567 estudantes alcançaram as primeiras colocações.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::