Brasil, 16 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Universidade de Zurique recebe educadores brasileiros

Universidade de Zurique recebe educadores brasileiros

Profissionais que atuam no setor público fazem parte da rede Talentos da Educação da Fundação Lemann

A crença de que a educação é o caminho para uma vida melhor abriu rotas inesperadas na vida da carioca Marisa Costa. Uma delas a levou para a Universidade de Zurique, na Suíça. A consultora pedagógica, que auxilia redes públicas de ensino a melhorarem seu desempenho, dividiu a experiência com Tácio Lobo, Secretário de Planejamento de Alagoinhas (BA), outro apaixonado por educação que deixou a carreira no setor privado para se dedicar à melhoria dos serviços públicos. Junto com eles, viajou Raí Mota, Secretário de Educação de Cruz (CE), que está implantando estratégias para melhorar a gestão educacional e a aprendizagem dos alunos.

Os três passaram um período de estudos na Universidade de Zurique, na Suíça, onde tiveram contato com os principais especialistas de educação do país europeu. O embarque para a Europa foi possível porque eles são membros da rede Talentos da Educação, da Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos focada na melhoria da educação pública e na formação de lideranças.

A rede Talentos da Educação reúne profissionais que já estão atuando no setor público para troca de ideias e boas práticas. A experiência na Universidade de Zurique, que teve a temática "Construindo uma agenda pela educação e segurança pública", foi compartilhada com 20 líderes brasileiros comprometidos com a melhoria dos serviços públicos. O grupo teve acesso a especialistas acadêmicos, que dividiram conhecimentos e debateram os desafios do Brasil.

"De Zurique trago para a minha rede a questão da cidadania e do debate sobre drogas. Vamos elaborar materiais para aulas de cidadania e política e quero começar um trabalho de educação para a prevenção do abuso de drogas", explica Raí.

A experiência desses profissionais é um exemplo da atuação da Fundação Lemann. A instituição acredita que líderes bem preparados têm o poder de multiplicação e impacto para enfrentar os desafios presentes. Para isso, cria pontes para que profissionais tenham acesso a centros de excelência mundiais e a pares que estão fazendo a diferença.

"A Fundação Lemann acredita que um Brasil melhor para todos é possível. Para isso, precisamos de pessoas comprometidas com a construção de uma educação pública de qualidade. A rede Talentos da Educação conecta pessoas de todo o Brasil para troca de conhecimentos e boas práticas, potencializando o impacto delas. O resultado é a melhoria do trabalho desses líderes e, por consequência, o avanço da educação pública", explica Felipe Proto, gerente de talentos da Fundação Lemann.

"No final do ano passado estávamos buscando ideias para resolver uma questão orçamentária na Secretaria de Educação aqui em Alagoinhas e poucas horas depois de compartilhar minha solicitação no grupo da rede, eu já havia recebido sugestões de boas práticas de todas as regiões do Brasil e validadas pelos melhores gestores", explica Tácio a respeito da dinâmica da Talentos da Educação. "Outro exemplo disso foi o conteúdo apresentado no workshop em Zurique. Mesmo sendo um ambiente acadêmico e científico, o foco é sempre em soluções que funcionam na prática".

Já Marisa traz da viagem novos conhecimentos, relacionados à importância dos estímulos na primeira infância, que pretende transmitir para os gestores e educadores com quem têm contato. "A educação é que vai fazer com que a gente transforme vidas. Uma pessoa impacta a sua família, a família impacta a comunidade, a cidade, o país. Eu fiz isso na minha família. Minha fé, minha crença na educação foi o motor disso".

Sobre o Talentos da Educação

O Programa Talentos da Educação da Fundação Lemann seleciona e apoia profissionais extremamente comprometidos em conduzir transformações e causar impacto na educação brasileira. Os Talentos participam de encontros de imersão com os demais integrantes da rede, realizam diferentes atividades e formações para aperfeiçoar suas habilidades de liderança e têm a oportunidade de debater os desafios técnicos e políticos envolvidos em reformas educacionais. Atualmente 90 profissionais, como educadores, gestores públicos e empreendedores, fazem parte do programa.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos, trabalha para que todas as crianças brasileiras tenham uma educação pública de qualidade e para criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros. Para atingir este objetivo, há 15 anos trabalhamos por meio de programas que impactam milhões de alunos em escolas públicas de todo o Brasil e apoiamos instituições de excelência que também buscam um país mais justo e avançado. Atuamos sempre em parceria com Governos e outras entidades da sociedade civil, de maneira plural, inclusiva e buscando caminhos que funcionam na escala dos desafios do país.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo