Brasil, 23 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Sociedade Brasileira de Psicanálise orienta educadores do CPS a mediar conflitos de alunos

Parceria capacitou orientadores das Etecs a lidar com dilemas dos jovens e chega às Fatecs no segundo semestre

Uma parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) pretende mudar a dinâmica da relação da comunidade escolar com os dilemas que permeiam a vida de seus estudantes. O projeto Grupo de Reflexão e Educação das Vivências Acadêmicas pautou o tema no primeiro semestre, em sua fase piloto, em 18 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), e deve ser expandido, a partir de agosto, para Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Ao longo de oito encontros semanais, diretores e orientadores educacionais das Etecs se reuniram com três psicanalistas da SBP para dividir experiências do dia a dia das escolas, analisando e discutindo o papel dos educadores na resolução de conflitos e no amparo aos jovens.

A iniciativa surgiu da percepção a respeito das incertezas dos profissionais da comunidade escolar em lidar com situações delicadas, que extrapolam o escopo do ensino. Não é por menos. Estudo recente realizado por pesquisadores brasileiros (ERICA: prevalência de transtornos mentais comuns em adolescentes brasileiros), publicado em 2016 na Revista de Saúde Pública, dá conta de que transtornos mentais comuns, como ansiedade e depressão, foram diagnosticados em mais de 30% dos jovens de uma amostra de 70 mil voluntários brasileiros entre 12 e 18 anos.

Foram apontadas nas reuniões preocupações relacionadas ao bullying, assédio, sexualidade, uso de drogas, suicídio e até mesmo como agir quando o aluno deseja passar mais tempo na escola do que em sua própria casa.

Inquietação

“Notamos que havia uma inquietação muito grande entre os jovens e este grupo possibilitou uma reflexão e escuta coletiva”, avalia Sonia Charpentier, assessora técnica do Centro Paula Souza. “Os participantes foram se fortalecendo durante as dinâmicas, refletindo suas atribuições, e agora estão mais capacitados a entender os alunos e sensibilizar toda a comunidade escolar.”

Para o psicanalista Raul Gorayeb, da SBP, o principal entendimento é de que os problemas dentro das escolas são comuns à natureza humana e que, com sensibilidade, é possível encaminhá-los a uma solução adequada. “É preciso que os educadores descaracterizem situações comuns de um estigma de que não possam cuidar. Eles devem ser capazes de discutir tudo e recuperar sua habilidade de formar seres humanos”.

Os encontros mensais continuarão até o final do ano para avaliar a evolução do grupo.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 81 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::