Brasil, 22 de Agosto de 2019

Entidade mantida pela Id Logistics no brasil comemora inclusão do jovem menos favorecido na universidade e no mercado de trabalho

IDEBRA, Instituto de Desenvolvimento Esperança Brasil, tem como meta ampliar o número de jovens que já saem empregados no último de curso junto a outras empresas

O IDEBRA, instituto mantido pela multinacional ID Logistics há 12 anos, na cidade Duque de Caxias, Rio de Janeiro, comemora os resultados do trabalho realizado juntos às crianças e jovens da cidade, e também da Baixada Fluminense, em situação de risco social

A entidade mantém hoje dois cursos profissionalizantes, de capacitação logística e na área de danças urbanas. Nos últimos três anos, 120 alunos formaram-se em Assistente de Operações Logísticas, sendo que 10% já saíram empregados após a finalização do curso e 20% foram absorvidos pela mercado regional. E 30% (160) do total dos jovens atendidos ingressou na universidade.

A partir de 2014, quando novas instalações foram inauguradas, observou-se o início de resultados práticos importantes. De acordo com Eduardo Pane, Gerente Executivo do IDEBRA, “Estamos começando a colher os frutos das ações direcionadas para o despertar de talentos nesses jovens”. Desde a sua criação em 2006, pelos executivos franceses da ID Logistics, Eric Hemar, CEO do grupo, Christophe Satin, Diretor de Operações e Pierre Nahon, a entidade já atendeu diretamente e progressivamente 2307 jovens e crianças. Indiretamente, o trabalho do IDEBRA chegou a 21.115 pessoas, através da realização de eventos, atendimento à família dos jovens, entre outros.

De acordo com o CEO da empresa no Brasil, Jesus Hernandez, que também é Diretor Presidente da entidade, esta iniciativa nos enche de orgulho, pois transformamos sonhos destes jovens em realidade, continuaremos trabalhando para que outros jovens tenham a mesma oportunidade.

FORMAÇÃO SOCIAL : CIDADANIA

Além da formação profissional, o trabalho da entidade tem como diferencial levar o jovem que vive em uma situação de risco social a atuar de forma a promover mudanças que beneficiem também a família, a comunidade e a sociedade em geral. “De uma existência passiva, ele passa a exercer uma atitude proativa perante a vida”, afirma Pane. Tem essa missão o curso de Formação Social, com carga horária de 100 horas, que tem entre seus tópicos a ação responsável em relação ao patrimônio coletivo, ao ambiente e às regras de convivência social.

Hoje os alunos empregados no último dia do curso são absorvidos pela ID Logistics Brasil e o IDEBRA pretende ampliar esse mercado promovendo o trabalho da entidade junto a outras empresas. De acordo com Pane, o curso de Assistente de Operações Logísticas certificado pelo Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, instituição brasileira de educação profissional, tem conseguido formar com excelência para atuação nesse área, tornando-se referência no mercado logístico. Tanto que os demais alunos acabam se destacando nas entrevistas, sendo contratados por outras empresas.

Outro segmento em que os jovens formados pelo IDEBRA podem trabalhar é o de danças urbanas. A entidade conta com o auxilio de profissionais gabaritados na área para ministrarem os cursos. Formados, os jovens recebem o registro profissional e podem atuar tanto como dançarinos como instrutores de dança.

90% DOS ALUNOS PERMANECEM NOS CURSOS ATÉ O FINAL

Os cursos oferecidos pela entidade têm uma taxa de eficiência de 90%, muito acima da média do mercado que é de 50%. Pane atribui esse sucesso ao roteiro adotado desde a seleção do jovem até o acompanhamento junto à família e à comunidade “A seleção é uma etapa importantíssima para a obtenção de bons resultados. Procuramos detectar uma real disposição no jovem para a transformação, passando a atuar como cidadão e ator de mudanças junto à família e à comunidade”, explica Pane.

DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Além da ampliação de vagas no mercado de trabalho, o Idebra pretende, para 2018 e 2019, aumentar o número de atendimentos de 33% para 100% da capacidade do espaço, abrindo duas novas turmas com um total de 66 vagas. Além disso, tem como meta expandir o raio de atuação dos cursos para outras regiões identificadas com o mesmo perfil, capacitando jovens de outras regiões do país.

SOBRE A ID LOGISTICS

O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos a nível internacional, com um faturamento em 2017 de 1.329 bilhão de euros. A empresa possui cerca de 300 instalações e está presente em 17 países, alcançando 5,5 milhões de m² em armazéns distribuídos pela Europa, América Latina, Ásia e África, e tendo ao seu dispor 19 mil colaboradores. Com uma equilibrada carteira de clientes em setores como o da distribuição, indústria, cuidados de saúde, automóvel e comércio eletrónico, entre outros, a ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento B do mercado regulado Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS