Brasil, 18 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Educação empreendedora será destaque no Bett Educar 2018

Sebrae promove debates e apresenta experiências bem-sucedidas sobre o tema no maior evento de educação da América Latina

Os desafios e as alternativas para se construir um futuro com mais oportunidades no Brasil por meio da educação empreendedora será o foco das ações do Sebrae no Bett Educar, o maior evento de educação da América Latina. Entre os dias 8 e 11 de maio, em São Paulo, o Sebrae promove debates com o objetivo de trazer novas visões, experiências e abordagens sobre formas inovadoras e inspiradoras de trabalhar a educação empreendedora na grade curricular das escolas, do ensino fundamental ao superior, transformando a realidade social brasileira.

Nos espaços do Sebrae no Bett Educar serão oferecidos, diariamente, palestras, seminários e oficinas, para que os participantes conheçam exemplos práticos, métodos e abordagens de educação empreendedora e os efeitos dessa prática na formação de cidadãos autônomos, responsáveis e preparados para assumir o papel de protagonistas na construção da própria história e de uma sociedade mais justa e sustentável.

“Promover e disseminar a educação empreendedora no Brasil são objetivos estratégicos do Sebrae, que tem a missão de fomentar o empreendedorismo”, ressalta a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. O Bett Educar, segundo ela, é um ambiente favorável para sensibilizar e influenciar a presença do tema educação empreendedora em todos os níveis de ensino, nas escolas públicas e privadas. “Queremos dar um salto de qualidade na formação do futuro profissional, que poderá optar pela carreira em uma empresa ou abrir seu próprio negócio”, assinalou Heloisa Menezes.

Em um espaço no formato de um laboratório, o público também poderá conferir algumas experiências do Sebrae em projetos de educação empreendedora, como a Escola de Formação Gerencial do Sebrae (EFG), instituição fundada há 25 anos, e reconhecida internacionalmente por sua metodologia que alia o ensino médio à formação técnica em administração. Também estará presente a Escola Superior de Empreendedorismo do Sebrae SP, à frente da palestra sobre Educação Financeira na Arena Sebrae e no Espaço CER para Transformar, em dois momentos abordando o tema comportamento e a Educação Empreendedora, sob diferentes olhares.

Outro projeto é o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), braço social da EFG que oferece formação empreendedora e prepara jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. O NEJ é uma parceria com o governo do estado de Minas Gerais e está instalado no Plug Minas, espaço onde funcionou a extinta Febem. Ambos os projetos têm sede em Belo Horizonte (MG), além de sete unidades licenciadas em Minas Gerais e outras duas na Bahia e no Maranhão.

Educação que transforma

No dia 10 de maio, para subsidiar os debates sobre o impacto da educação empreendedora na transformação social e econômica brasileira, o Sebrae convidou Dudu Obregon, da Perestroika, que vai falar sobre tecnologias emergentes. Também os educadores Cláudio Moura Castro, José Pacheco (Escola da Ponte) e Cláudia Costin participarão de debates sobre a importância da educação empreendedora nas escolas, bem como competências para uma educação empreendedora. Os debates fazem parte da programação do espaço CER para Transformar.

O CER - Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora é uma plataforma do Sebrae dedicada à construção do conhecimento sobre educação empreendedora e empreendedorismo. Os conteúdos que fazem parte desse acervo estão disponíveis no endereço www.cer.sebrae.com.br.

Esse é o terceiro Centro de Referência criado pelo Sebrae no país. Os outros dois estão instalados no Rio de Janeiro – voltado para o artesanato – e em Cuiabá, dedicado à sustentabilidade. Entre outras finalidades, o CER tem o objetivo de disseminar a educação empreendedora, bem como divulgar a produção desse conhecimento em congressos, palestras, conferências e seminários, no Brasil e no exterior.

Na plataforma, estão disponíveis também estudos e mapeamentos do comportamento empreendedor, análises comparativas sobre o impacto da atitude empreendedora, pesquisas, artigos, textos técnicos, livros e estudos de caso, que são compartilhados com instituições de ensino ou qualquer outro profissional ligado ao tema.

Bett Educar
Quando: De 8 a 11 de maio, das 9h às 19h
Onde: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP

Programação do Sebrae – Espaço CER para Transformar