Brasil, 23 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Copagaz realiza doação de computadores para órgão ligado à escola Politécnica da USP

Ação promove o acesso à inclusão digital a jovens de baixa renda que não tem acesso à informática; e ambiental, na medida em que garante que as máquinas serão destinadas de forma correta no fim de sua vida útil;

A Copagaz, quinta maior distribuidora de GLP (popularmente conhecido como gás de cozinha) do país realizou a doação de 86 computadores top de linha – com Disco Rígido de 500 GB e oito GB de memória RAM – para o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR), vinculado à Escola Politécnica – USP. Desse total, 30 máquinas serão destinadas ao Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da USP (PCS), ligado à Escola Politécnica, sendo todos destinados a laboratórios didáticos para uso dos alunos, pesquisadores e professores. Além disso, 20 computadores serão destinados ao Laboratório de Sustentabilidade da USP (LASSU) para uso pelo Programa Paideia - Pró-Profissão em Tecnologia da Informação. Trata-se de um projeto social da USP que capacita gratuitamente jovens aprendizes que estejam no ensino médio em escolas públicas, por meio de cursos de microinformática e programação de computadores, tendo em vista a preparação e inserção deles no mercado de trabalho.

“O desenvolvimento desse projeto se dá no sentido de que a informática, como instrumento de aprendizagem, vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Dinamiza o ambiente escolar ao utilizar recursos tecnológicos, possibilitando ao educando uma aprendizagem significativa e qualitativa na sua produção de conhecimento e ampliação de horizontes. Além disso, o objetivo desta ação é reutilizar computadores que ainda podem ter uma finalidade, pois do ponto de vista da sustentabilidade o reaproveitamento ainda é um dos maiores desafios”, explica Elizete Paes, presidente do Comitê de Responsabilidade Social da Copagaz.

A ação vai beneficiar cerca de 200 alunos da universidade e mais 30 jovens que integram o Paideia.

Os outros 36 computadores serão encaminhados para diferentes laboratórios, centros de pesquisa da USP, salas de aula e instituições sem fins lucrativos (delegacias, hospitais, ONGs, etc), instituições essas que recebem apoio do CEDIR. “A doação realizada pela Copagaz é fundamental, principalmente sob três aspectos: o social, pois promove o acesso à inclusão digital a jovens de baixa renda que não tem acesso à informática; ambiental, na medida em que garante que as máquinas serão destinadas de forma correta no fim de sua vida útil; e econômico, já que incentiva outras entidades em se comprometerem sobre o uso racional dos recursos, promovendo práticas de reuso e reciclagem”, diz a professora Dra. Tereza Cristina de Carvalho, Diretora do LASSU Laboratório de Sustentabilidade do PCS-EPUSP e coordenadora do CEDIR-EPUSP.

O programa de doação de equipamentos da Copagaz terá continuidade e beneficiará outras escolas estaduais e municipais localizadas em várias partes do país, assim como as operações da distribuidora. “Poder contribuir com um projeto que usa a tecnologia como ferramenta de eficiência e aprendizagem na vida de jovens e universitários, mostra que a transformação social é um processo colaborativo e de parcerias. Isso fortalece não apenas o consumo consciente, mas também colabora na solução de problemas sociais ambientais e gera um ciclo de transformação sustentável na vida das pessoas”, completa Paes.

Sobre a Copagaz

Fundada em 1955 pelo seu atual presidente Ueze Zahran, a Copagaz é distribuidora e engarrafadora de gás liquefeito de petróleo, o GLP (gás de cozinha). Atualmente, produz 600 mil toneladas de GLP por ano, faturando mais de R$ 1,8 bilhão. Possui um contingente interno de 1600 colaboradores e está presente em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de suas 14 engarrafadoras, treze depósitos avançados (DAC’s) e uma rede composta por mais de 2,5 mil revendedores, que abastecem milhões de lares, indústrias e empresas. Associada ao Instituto Ethos, desde 2001 é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, cujo objetivo é mobilizar a comunidade empresarial a fim de que promova valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::