Brasil, 18 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

71% dos alunos com educação financeira ajudam em compras conscientes

Se haviam dúvidas sobre a importância da educação financeira nas escolas, a 1ª Pesquisa Nacional de Educação Financeira nas Escolas revelou, recentemente, números que comprovam as mudanças na vida das famílias. A pesquisa foi realizada em parceria entre o Instituto Axxus, o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da UNICAMP e a Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros).

Para que fosse possível traçar uma análise ampla, foram entrevistados 750 pais, sendo metade deles pais de alunos que estudam em escolas que adotam educação financeira e a outra metade, pais de alunos que estudam em escolas que não adotam a educação financeira. As cidades contempladas pela pesquisa são Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória.

Um dos dados mais impactantes diz respeito à resposta dos pais à seguinte pergunta: “se partir de hoje você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo manteria seu padrão de vida atual?” Entre os pais dos alunos que não tiveram educação financeira, só 3% conseguiriam manter seu padrão de vida por até um ano ou mais, enquanto 53% manteriam por até seis meses e 44% por apenas um mês.

Já entre os pais com filhos que tiveram educação financeira, 25% conseguiriam manter seu padrão de vida por mais de um ano, 73% por até seis meses e apenas 2% por apenas um mês. O resultado impressiona por evidenciar o quanto o tema consegue fazer a diferença na vida da família dos alunos, possibilitando a conscientização sobre a importância de se ter reservas financeiras.

Da mesma forma, quando o questionamento é sobre o quanto as crianças têm consciência sobre as limitações financeiras da família, fica claro que as educadas financeriamente tem maior conhecimento. Em 33% dos casos, as crianças educadas financeiramente conhecem parcialmente a situação da família, enquanto 67% conhecem totalmente as limitações. Por outro lado, entre as crianças não educadas, 43% não conhecem nada da situação, 51% conhecem parcialmente e apenas 6% conhecem totalmente.

"Tais dados evidenciam o quanto o contato com o tema melhora a situação financeira das familias e gera maior diálogo em casa, resultando em maior compreensão dos filhos sobre a situação que a famíia atravessa", afirma Reinaldo Domingos, presidente da Abefin. Outro importante dado da pesquisa diz respeito a forma como as crianças usam o seu próprio dinheiro.

81% dos alunos educados financeiramentes gastam parte do que recebem e guardam outra a parte para os sonhos, enquanto 19% guardam tudo – o algo que não é o correto, pois é preciso ter equilibrio entre consumir e poupar. Por outro lado, nas famílias sem educação financeira, 15% dos pais não sabem como os filhos gastam e 66% afirmam que os pequenos gastam seu dinheiro rapidamente, enquanto apenas 11% gastam apenas uma parte e 7% gastam tudo.

Além disso, a grande maioria (71%) dos alunos que têm aulas sobre o tema ajudam os pais a fazerem compras conscientes, algo que nenhuma das crianças que não aprendem educação financeira faz. Enquanto 98% dos alunos com educação financeira se reúnem com a família para conversar sobre dinheiro, apenas 33% dos que não têm se reúnem.

A pesquisa é abrangente e outro resultado se destaca: a maioria dos pais/responsáveis acreditam que a educação financeira é um grande diferencial na formação de seu(s) filho(s). Dentre os que os filhos não recebem educação financeira, 88% afirmam isso e dentre os que os filhos têm educação financeira nas escolas, 95% afirmam. O reconhecimento é inquestionável.

Com apenas alguns dados desta extensa pesquisa é possível perceber o quanto a educação financeira nas escolas é um conteúdo transformador, que possibilita a todos que fazem parte do cotidiano dos alunos melhorias na adiminutração das finanças e maior foco na conquista dos sonhos, fomentando hábitos de consumo consicente.

DSOP leva BNCC e Educação Financeira para Bett Educar

Outro ponto importante em relação a educação financeira pe que, com a apresentação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a ser obrigatória a implantação de educação financeira nos conteúdos curriculares das escolas, e esse terá o tema principal a ser debatido pela DSOP Educação Financeira durante a Feira e Congresso Bett Educar 2018.

Várias ações serão realizadas no estande da DSOP, com o objetivo de explicar as novas normas e apresentar a importância de passar este aprendizado aos alunos. Lembrando que a DSOP é pioneira na divulgação desse tema no país, tendo como uma de suas principais lutas essa obrigatoriedade.

“Estamos muito felizes com esse novo momento da educação financeira nas instituições de ensino, mas também estamos preocupados em orientar as escolas a implantarem o conteúdo de forma correta. Queremos mostrar que o tema, se tratado de maneira comportamental, trará reflexos positivos para toda a vida do aluno”, detalha o presidente da DSOP e PhD. em Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Na feira, que acontece de 8 a 11 de maio em São Paulo (SP), a DSOP apresentará diversas novidades para o setor educacional. No espaço, montado de forma a receber os visitantes da feira com espaço para apresentações, a programação estará repleta de conteúdos essenciais para os profissionais da educação, como palestras e oficinas. Também apresentará seus produtos, serviços e novidades voltados à Educação Financeira nas escolas.

Palestra sobre Educação Financeira nas salas de aula

Um dos pontos altos de evento neste ano é que Reinaldo Domingos ministrará palestra com o tema “Como levar a educação financeira para as salas de aula e para as famílias?”. Na ocasião, apresentará o quanto é importante ensinar a educação financeira às crianças, visando que se tornem adultos mais sustentáveis financeiramente no futuro. Também apontará a necessidade de incluir toda a família neste aprendizado.

A palestra acontecerá no dia 11 de maio, às 10h e, ao final, Domingos irá ao estande da DSOP para conceder autógrafos em livros.

Sobre a Bett Educar

A Bett Educar é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Congrega, anualmente, mais de 200 empresas nacionais e internacionais, mais de 30 startups do setor e cerca de 17.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros, que se encontram com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.

Bett Brasil Educar
Data: de 08 a 11 de maio
Local: Sao Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 Água Funda - São Paulo/SP
Inscrições gratuitas e informações: www.bettbrasileducar.com.br

Fonte: DSOP Educação Financeira

Sobre Reinaldo Domingos

Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::