Brasil, 25 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Professores podem trabalhar o tema do V Prêmio Espantaxim em sala de aula

Concurso Nacional Literário Infantil incentiva estudantes a escreverem sobre o Futuro e possui conteúdo para orientar os docentes a dinamizarem o assunto junto aos seus alunos

Crianças de 7 a 12 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País, podem participar gratuitamente do V Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico, mais conhecido como “Prêmio Espantaxim”. Em sua quinta edição, a iniciativa idealizada pela autora e escritora Dulce Auriemo traz como tema: “Futuro – Visão para um Mundo Melhor: Você embarcou em uma incrível máquina do tempo e chegou em 2050!”. E para despertar a criatividade dos “pequenos escritores”, a organização do Prêmio desenvolveu um conteúdo exclusivo para que os professores trabalhem o tema do concurso em sala de aula.

O PORTAL DO PROFESSOR – material especialmente preparado para facilitar e dinamizar o trabalho dos professores – pode ser acessado a partir do regulamento do Prêmio, que está disponível no site do projeto: www.espantaxim.com.br. Para ir direto ao regulamento basta acessar o link: www.espantaxim.com.br/concurso2018.html.

O conteúdo reúne dicas sobre como abordar a temática do futuro junto às crianças, sob diferentes aspectos: os avanços tecnológicos, suas possibilidades e riscos; sugestões de atividades que incentivem os estudantes a falarem sobre como imaginam o futuro, questionando-se, por exemplo: se haverá um “Super Humano”, se as doenças deixarão de existir, se as pessoas serão mais solidárias ou não umas com as outras; incentivo à participação das famílias, estimulando as crianças a perguntarem aos seus pais, avós e outros parentes sobre “como era antes”, para que comparem com os dias atuais; entre outras sugestões.

A expectativa é que, a partir dessas orientações, os estudantes desenvolvam com mais facilidade os seus textos, que poderão ser encaminhados nos seguintes formatos: redação, mensagem ou poesia. Os trabalhos devem ser enviados à organização do concurso até 5 de junho e serão julgados por uma comissão, de acordo com a faixa etária dos pequenos escritores: de 7 a 8 anos, de 9 a 10 anos e de 11 a 12 anos.

Os autores das obras vencedoras e também daquelas que forem escolhidas como destaque receberão o Troféu Espantaxim, além de terem seus trabalhos publicados na V Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico. Entre obras vencedoras, destaques e selecionadas, mais de 200 irão compor a publicação.

Todas as crianças premiadas no concurso receberão, gratuitamente, três exemplares da Antologia, além do boneco do personagem-título Espantaxim, mascote do Prêmio. O resultado será anunciado em novembro.

Sobre o Projeto Espantaxim

Criado em 2002, o Projeto Espantaxim já atingiu milhares de pessoas de todas as idades, por meio de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais, feiras do livro, clubes, instituições, CEUs, ações solidárias, workshops, concursos e shows beneficentes.

Com muitas canções, poesias, histórias e personagens, o objetivo do trabalho é despertar nas crianças, de maneira lúdica e atraente, o interesse pela literatura, a escrita e a leitura, por meio da música, do aprendizado musical e das artes visuais. Assim como incentivar a preservação da natureza e do meio ambiente, a prática de esportes, e a cultura da paz. A obra lítero-musical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico”, dedicada especialmente às crianças, oferece uma contribuição de valor educativo e cultural à literatura musical infantil brasileira.

Mais recentemente, acompanhando a evolução da internet, houve o lançamento do Espantaxim Minimove. São mini-vídeos em 2D que podem ser acessados no canal do Projeto no Youtube, www.youtube.com/espantaxim, e destacam os personagens do Castelinho Mágico transformados em TOY ART. Esses episódios trazem sempre uma mensagem divertida de amizade, desafio, brincadeiras e boas ações.

No site do projeto – www.espantaxim.com.br – é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores. Informações sobre o projeto também podem ser encontradas na fan page no facebook: Espantaxim Castelinho Mágico.

Notícias ::