Brasil, 21 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Publicação debate o papel da Justiça na Educação

O movimento Todos Pela Educação e a Editora Moderna lançaram nesta quarta-feira, 18, a publicação Reflexões sobre Justiça e Educação, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Na próxima segunda-feira, 23, às 16h00, autores da obra participam de uma mesa redonda no Seminário Internacional Responsabilidades na Educação, promovido pela Cátedra da Unesco de Direito à Educação na Faculdade de Direito da USP e a Representação da Unesco no Brasil, com cooperação do movimento Todos Pela Educação.

O trabalho dá continuidade a um debate iniciado em 2013, que teve como produto principal o livro Justiça pela Qualidade na Educação, reafirmando o compromisso de ampliar as discussões sobre o papel do sistema de Justiça na garantia do direito à Educação pública de qualidade.

Para o ministro José Antonio Dias Toffoli, vice-presidente do STF, que assina o prefácio da publicação, ela “resultou em uma obra densa, de consulta obrigatória pelos estudiosos do Direito, da Educação e da sociedade. O trabalho possibilitará, sem dúvida, o adequado aprofundamento das reflexões sobre o papel não só do Judiciário, mas do administrador e da sociedade, na construção de todo o nosso sistema educacional”.

A obra apresenta a conclusão de um estudo sobre a judicialização da Educação Básica no Brasil e aponta que para mitigar os efeitos negativos dessa judicialização, é fundamental fortalecer os atos normativos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e aprimorar o diálogo entre as instituições. Com base nesse documento, especialistas da área educacional de colegiados representativos da gestão pública, do CNE, do STF, do Ministério Público e do Ministério Público de Contas traçam um panorama histórico, identificam tendências, bem como expõem reflexões e propostas para qualificar a atuação do sistema de Justiça na Educação.

“Se queremos um país mais justo, o caminho passa por uma Educação de qualidade com equidade para todos. E o sistema de Justiça, como parte do governo e defensor da sociedade, tem um papel fundamental na garantia desse direito”, afirma Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação.

Para Luciano Monteiro, diretor de relações institucionais da editora Moderna, o livro dá oportunidade para ampliar e aprofundar o debate sobre a relação do sistema de Justiça com a Educação. "A obra também reafirma nosso compromisso com a qualificação do debate das questões mais relevantes para a redução das desigualdades na Educação”.

Confira aqui a publicação: http://todospelaeducacao1.mktnaweb.com/registra_clique.php?id=H|842187|252104|539599&url=https%3A%2F%2Fwww.todospelaeducacao.org.br%2F%2Farquivos%2Fbiblioteca%2Flivro_justica_final_2018.pdf

Seminário Internacional Responsabilidades na Educação
Quando: 23/5, a partir das 9h00
[Mesa redonda Reflexões sobre Justiça e Educação, às 16h00]
Onde: Auditório Rui Barbosa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) - Largo São Francisco, 95, centro - São Paulo
Inscrições: a entrada no evento é aberta e gratuita.
Informações para imprensa:

Confira aqui a programação completa: http://todospelaeducacao1.mktnaweb.com/registra_clique.php?id=H|842188|252104|539599&url=http%3A%2F%2Fwww.direito.usp.br%2Ffaculdade%2Feventos%2Feventos_2018%2Feconvite_seminario_responsabilidade_educacao_v08.png

SOBRE O TODOS PELA EDUCAÇÃO

O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, fundado em 2006, com o propósito de melhorar o Brasil impulsionando a qualidade e equidade da Educação Básica. Atua na produção de conhecimento, divulgação de informações e fomento a elaboração de políticas públicas.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo