Brasil,

Competências socioemocionais já são exigências da Base Nacional Comum Curricular

A Nova Base Nacional Comum Curricular foi aprovada em 2017, após anos de pesquisa e muita discussão entre os especialistas do Ministério da Educação. Trata-se de um documento que fornecerá diretrizes obrigatórias para formulação de currículos a serem seguidas por todas as escolas do país, sejam públicas ou privadas, definindo habilidades e competências que os educandos devem desenvolver a cada ano. Um esforço para promover condições de ensino menos desiguais.

Entre o que é preconizado, estimula-se o desenvolvimento pelos alunos de formas mais ativas de se relacionarem consigo mesmos e com o coletivo a partir dos preceitos que regem as relações entre as pessoas dentro e fora da escola, passando pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e pela valorização das diferenças. A boa notícia é que, para alcançar isso, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) prevê o desenvolvimento de competências socioemocionais.

O que nos alegra é que a orientação de diretrizes a serem trabalhadas guarda relações estreitas com a metodologia de Educação Emocional e Social desenvolvida pela organização Inteligência Relacional, sinalizando o trabalho pioneiro de educar para as emoções nas escolas, comunidades e famílias que, atualmente, é uma tendência brasileira e mundial. Por meio de materiais pedagógicos sistematizados, crianças jovens e adultos têm a possibilidade de desenvolver habilidades essenciais para a vida.

Em relação a essas competências, por exemplo, define-se que os educandos devem “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo”. Isso se relaciona às três primeiras competências que desenvolvemos com professores e alunos: consciência (capacidade de identificar os próprios estados emocionais e os dos demais como forma de autoconhecimento), regulação (capacidade de expressar as emoções de maneira adequada ao contexto, sem reprimi-las ou exagerá-las) e, a mais sofisticada, capacidade de manter certa autonomia em relação às próprias reações emocionais e aos estímulos do meio que nos despertam emoções desagradáveis. Ou seja, de nos sentirmos como gostaríamos de nos sentir. Isso permite ser menos reativo ao meio, e a analisar criticamente as normas sociais, o que promove tanto a autoestima quanto o autocuidado.

Outras definições da BNCC como “exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais (...) reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer”, relacionam-se aos recursos utilizados para nossas competências sociais, como técnicas de conversação, como Diálogo e Comunicação Não Violenta, para resolução pacífica de conflitos e edificação de uma Cultura de Paz e celebração das diferenças. Nossos referenciais teóricos de competências sociais também encorajam o desenvolvimento da empatia e engajamento social, representando um poderoso recurso para transformação social e formação de redes de diálogo e apoio mútuo.

Ainda outros elementos da BNCC versam sobre desenvolvimento de uma postura autônoma, crítica, reflexiva, ética, resiliente, democrática e solidária, isto é, todos os valores da Não Violência e Cultura de Paz, sobre os quais a Inteligência Relacional se debruça há mais de 20 anos.

Perceber que as Políticas Públicas de Educação contemplam os preceitos da Educação Emocional e Social nos renova com ânimo e esperança, de que os caminhos da educação brasileira e mundial para o século XXI, apesar de longos, estão seguindo na direção certa.


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