Brasil,

Professor da USP, Valdemar W. Setzer, fala em palestra sobre organização social e o impacto dos meios eletrônicos nas crianças

Direcionada às famílias, palestra ocorre no dia 21 de abril, às 10h, na Escola Aldeia Akatu, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas

“A organização social antroposófica e sua aplicação individual” será o tema da palestra do professor titular sênior do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de São Paulo (USP) Valdemar W. Setzer no dia 21 de abril, às 10h, na Escola Associativa Aldeia Akatu, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

Setzer é conhecido pelos alertas que tem feito sobre os impactos negativos dos meios eletrônicos no desenvolvimento e na vida social das crianças. Já concedeu muitas entrevistas sobre o tema, inclusive nos programas Roda Vida e Provocações, ambos da TV Cultura. Ele propõe reflexões profundas sobre esse momento da sociedade e sobre como o homem precisa estar consciente das implicações sociais desencadeadas pela tecnologia.

Seguindo uma pedagogia baseada no ser humano, a Escola Associativa Aldeia Akatu oferece aos pais, educadores e pessoas interessadas no tema uma reflexão a respeito da relação entre os impactos dos meios eletrônicos e o desenvolvimento do ser humano. A palestra sobre organização social, alinha-se com a proposta da escola, que segue a Pedagogia Waldorf fundamentada na Antroposofia - um método de conhecimento do ser humano e da natureza introduzido pelo austríaco Rudolf Steiner no início do século XX. O casal poderá participar da palestra juntos e ainda levar os filhos, com monitores no local para ficar com eles.

A Pedagogia Waldorf procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, emocional, espiritual, intelectual e artístico dos alunos, com o objetivo de desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

Uma de suas características marcantes é o fato de não se exigir do aluno o cultivo precoce do pensamento abstrato. As aulas são um preparo para a vida, a fim de que cada um, dentro da sua autonomia, tenha capacidade para lidar com a vida adulta com criatividade, flexibilidade, capacidade de questionamento e responsabilidade.

Desse modo, o ser criança, o brincar e a criatividade - longe dos celulares e computadores - são estimulados, para que a imaginação natural da criança seja trabalhada, favorecendo seu desenvolvimento intelectual e o impulso de conquistar o mundo por intermédio da vontade.

É em meio a muito verde, com quintal, árvores, salas de aula com paredes cheias de desenhos e objetos naturais, onde o “faça você mesmo e com a ajuda da ‘tribo’”, é estimulado como processo de educação social baseado no equilíbrio entre o pensar, o sentir e o querer. A alimentação é natural baseada em grãos integrais e produtos frescos, além de utilização de materiais reciclados ou recicláveis e do uso de brinquedos de pano e madeira produzidos pelos próprios alunos, ou pelas escolas, em detrimentos de brinquedos industrializados e apreciação das artes em todos os sentidos e âmbitos da vida.

Famílias que buscam essa metodologia estão procurando substituir “a tensão pelo relaxamento”, a “disciplina pela ‘criatividade’ e ‘liberdade’”, e as crianças devem ser tratadas como “aprendizes que devem descobrir pela exploração”, possibilidades, nem sempre óbvias, muito menos prontas e condicionadas. Um pensar livre e autônomo, no qual a Liberdade, Igualdade e Fraternidade são pilares que orientam a educação infantil e futuramente para conquista da autoeducação quando jovens e adultos.

Mais sobre Valdemar W. Setzer

Professor titular aposentado, mas ainda ativo no Departamento de Ciências da Computação da USP. É autor de 12 livros técnicos e educacionais no Brasil e no exterior. Tem ministrado inúmeras palestras sobre temas educacionais, filosóficos e técnicos. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Sociedade Antroposófica no Brasil. Mais detalhes, artigos e entrevistas em seu site: www.ime.usp.br/~vwsetzer

Serviço:

Palestra: A organização social antroposófica e sua aplicação individual
Data: 21/04 - sábado, das 10h às 12h.
Local: Escola Associativa Aldeia Akatu – Rua João Batista Grigol, 80 A – Barão Geraldo, Campinas.
Contribuição: R$ 30 (individual) e R$ 50 (casal). Haverá monitora para ficar com as crianças pequenas, por isso é necessário confirmar presença.
Informações: (19) 3287-6761 e 99643-7381(WhatsApp).

Inscrições pelo sympla: https://www.sympla.com.br/palestra-a-organizacao-social-antroposofica-e-sua-aplicacao-individual__267559

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::