Brasil, 24 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Conheça quais são os financiamentos em alternativa ao Fies

Novas regras aumentam procura por outras opções de financiamento estudantil para cursos de graduação

Ingressantes na graduação buscam alternativas ao Fies após mudança nas regras

As mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) aumentam a procura por opções de financiamento estudantil em alternativa ao programa do Ministério da Educação (MEC). O sonho de conquistar o diploma da graduação tornou-se real para milhares de brasileiros nos últimos anos com a ampliação das opções privadas de financiamento, que incluem bolsas integrais ou parciais, e juros baixos.

Segundo a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) as mudanças no Fies podem reduzir em até 20% o número de alunos beneficiados nas instituições de ensino privado. Entre as alterações no modelo que entrou em vigor nesse ano estão a divisão em três modalidades e um novo sistema de responsabilidade financeira das instituições, fator que pode gerar um ambiente desfavorável para o programa. O diretor de Ensino Superior a Distância da UniOpet, Pedro Andriolli, considera esse momento uma oportunidade. Hoje, mais da metade dos alunos matriculados nas instituições de ensino particulares são contemplados com algum tipo de financiamento ou bolsa.

“As novas regras do Fies serão uma oportunidade para o crescimento das alternativas existentes ao programa federal. Uma das modalidades mais conhecidas é o Pravaler. Outra possibilidade é a busca por crédito nos bancos privados, como Itaú e Bradesco. A UniOpet conta com o FicOpet, financiamento feito com recursos próprios do Grupo Educacional Opet. Os estudantes contam com excelentes alternativas para conquistar o sonho do diploma de graduação.”

Confira algumas alternativas para quem está em busca de crédito educativo

Prouni

O Programa Universidade para Todos é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Para se inscrever no Prouni é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, nota na redação que não seja zero e ter uma renda bruta conforme o programa exige entre outros fatores que o candidato deve satisfazer no intuito de ter o financiamento para faculdade.

Pravaler

O programa é voltado para estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. O Pravaler é exclusivo para ensino superior e possibilita o pagamento das mensalidades de forma parcelada. Após a aquisição, o programa quita o valor contratado do semestre para a instituição de ensino e o aluno realiza o pagamento das parcelas diretamente ao Pravaler.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil tem mais de 18 mil instituições parceiras, que disponibilizam até 70% de desconto em bolsas de estudo. Mais de 450 mil alunos já foram beneficiados em quase 5 mil cidades brasileiras com programas de ensino presencial, semipresencial e a distância. O candidato deve se inscrever gratuitamente pelo site. Basta selecionar o curso de graduação pretendido, escolher uma das instituições com bolsas de estudo ofertadas e preencher o formulário.

FicOpet

O Programa de Financiamento Interno (FicOpet) é feito com recursos próprios do Grupo Educacional Opet. Ele permite que o aluno com dificuldades financeiras inicie ou continue seus estudos até que seja aprovado no Fies ou solucionr sua situação financeira para arcar com a mensalidade integral do curso em que estiver matriculado.

A concessão de até 50% está condicionada à comprovação, pelo aluno, de insuficiência financeira e ao cumprimento das exigências do programa.

Descrição: As mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) aumentam a procura por opções de financiamentos estudantis
Tags: educação; ensino superior; graduação; fies; financiamento estudantil; curitiba; opet

Sobre o Grupo Educacional Opet

Fundado em Curitiba, no Paraná, em 1973, o Grupo Educacional Opet é referência em educação e na prática do conhecimento por meio de novas tecnologias. Nestas mais de quatro décadas, não parou de crescer e hoje é responsável por uma completa estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Centro Universitário, Colégio, Opetwork Escola de Profissão, Editora – Sistema de Ensino, Educação a Distância e Instituto de Educação e Cidadania. Desde a sua fundação, já formou mais de 100 mil alunos.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::