Brasil, 19 de Junho de 2018

+ F O N T E -

RioBotz conquista um ouro e duas pratas na Iron Cup, terceira maior competição de robôs do Brasil

A equipe carioca, que participou pela primeira vez da disputa, foi ao pódio em três das quatro categorias em evento que reuniu concorrentes universitários de todo País

A RioBotz, equipe de robótica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), conquistou medalhas em três das quatro categorias em que participou na Inatel Robotics National Cup (Iron Cup), realizada de 02 a 04 de março, na cidade mineira de Santa Rita de Sapucaí, com a participação de 120 robôs de universidades públicas e particulares do Brasil. Mini Puma foi ouro e as medalhas de prata vieram com os robôs C3 e C3+.

Depois de oito lutas contra robôs da empresa AGVS, das universidades Unifei, USP, UFRJ e até mesmo da própria RioBotz, Mini Puma chegou ao ouro defendendo o seu título brasileiro na categoria mais pesada de combate do evento, a Beetleweight, para robôs de até 1,36Kg. Sendo um dos robôs mais recentes da RioBotz, ele confirma o seu favoritismo: após estrear no Winter Challenge 2017 como vice-campeão, foi campeão da Roadsec 2017, e agora ganha mais um ouro ao participar do seu terceiro torneio nacional. Desde sua estreia em competições brasileiras, Mini Puma detém o recorde de 17 vitórias e apenas duas derrotas. Em um ano, foram duas medalhas de ouro e uma de prata.

As medalhas de prata da RioBotz na Iron Cup vieram nas categorias Sumô Rádio Controlado e Sumô Autônomo, com os robôs C3 e C3+, respectivamente. A final da categoria autônoma foi muito disputada, com o C3+ conquistando o primeiro round da melhor de três, mas acabou cedendo o empate e perdeu por 2 a 1 para o robô Moai, da USP. Com estas vitórias, ambos C3 e C3+ já somam cinco medalhas em competições dentro e fora do Brasil. Na categoria de combate Antweight, para robôs até 454g, Micro Maloney obteve três vitórias e quase foi ao pódio, conquistando o quarto lugar. "Tão importante quanto as vitórias foi o aprendizado da equipe, aperfeiçoando em tempo real os projetos dos robôs ao longo dos três dias de competição para se adaptar e resistir aos adversários", reforça o Prof. Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz.

A próxima competição da RioBotz será a RoboGames, maior campeonato de robótica do mundo, de 27 a 29 de abril, na cidade Pleasanton, Califórnia, EUA. Na edição de 2017, a equipe do CTC/PUC-Rio venceu cinco ouros, três pratas e um bronze. Desde 2006, 60 medalhas foram conquistadas pela RioBotz na RoboGames.

Sobre a RioBotz/PUC-Rio

A RioBotz/PUC-Rio foi formada em janeiro de 2003 com o objetivo de projetar e construir robôs de competição. Em 14 anos de muitas batalhas, a equipe já contabilizou 74 títulos, sendo 41 campeonatos nacionais e 33 medalhas de ouro em competições ao redor do mundo. Outras 72 medalhas são a soma de 41 pratas (19 delas internacionais) e 31 bronzes (19 internacionais), totalizando 146 medalhas.

A equipe é composta atualmente, em sua maioria, por alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica. Segundo Meggiolaro, participar de uma competição deste porte é um estímulo para os estudantes. "A Robótica é uma ciência multidisciplinar que fornece bases para a aplicação de diversas engenharias, dentre elas a Elétrica, Mecânica e de Computação. O aluno aprende um pouco sobre todas essas áreas e, principalmente, como integrá-las.

No mercado atual, dificilmente se encontra um produto de alta tecnologia puramente mecânico ou elétrico: todas essas engenharias são importantes para a geração de um produto competitivo". Os integrantes da RioBotz têm a possibilidade de adquirir conhecimentos em áreas como mecânica, eletrônica, computação, publicidade, marketing, design e captação de recursos, além de utilizar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. Embora seu foco seja a construção de robôs de combate, as tecnologias envolvidas podem ser aplicadas em diferentes setores como a indústria de energia, petróleo e médica.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::