Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Concurso de ensaios Econoteen premia estudantes de ensino público

Vencedora Emily Vitorino, da região de Piracicaba, recebeu R$ 1.500 e bolsa integral do cursinho da FEA

A estudante Emily Vitorino Alcântara Raimundo, 17 anos, da ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa, Piracicaba, interior paulista, que concluiu o ensino médio em 2017, foi a grande vencedora do XI Prêmio Econoteen de Ensaios, realizado pelo departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, com apoio da Fipe, Corecon-SP e Cursinho FEAUSP. Ela recebeu um cheque no valor de R$ 1.500,00 e uma bolsa integral para o cursinho da FEA, em cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 5 de março, na FEAUSP. Ao todo, cinco estudantes receberam prêmio em dinheiro, e o sexto colocado, menção honrosa.

O tema desta edição foi “As causas do desemprego dos jovens no Brasil são semelhantes às observadas no resto do mundo?”. Os participantes, alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo, tiveram de escrever uma dissertação de 3 a 15 páginas, mais a bibliografia. Para esse trabalho, eles receberam a ajuda de um professor orientador de sua própria escola. Os textos foram entregues em setembro e outubro passados, e julgados por uma banca formada por 11 professores de Economia da FEAUSP.

Emily Vitorino atribuiu o primeiro lugar no concurso a seu esforço pessoal. “Tive que pesquisar muito, ler, interpretar e assim montar um trabalho legal para ser apresentado. Não foi nenhum talento extraordinário, apenas esforço mesmo”, afirmou. Apesar de o concurso versar sobre economia, a estudante pretende cursar Letras. Sobre a bolsa integral que ganhou para o cursinho comunitário da FEA, Emily adiantou que infelizmente não poderá frequentar, pois mora na região de Piracicaba, em Rio das Pedras, que fica distante.

Sob a coordenação do professor Antonio Carlos Coelho Campino, o projeto Econoteen surgiu como uma forma de aproximar os estudantes de escolas públicas da Universidade de São Paulo, despertar neles o interesse por assuntos relacionados à economia, mostrar os caminhos que o profissional da área pode seguir, além de aproximar professores e alunos.

Os vencedores desta edição do Econoteen foram: 1º colocado: Emily Vitorino Alcântara Raimundo (Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa) – prêmio: R$ 1.500,00 e uma bolsa integral no Cursinho FEAUSP; 2º colocado: Sofia Rocato Lopes (EE Dom Pedro I) – prêmio R$ 1.000,00; 3º colocado: Ryan Araújo da Silva (Colégio Técnico de Limeira) – prêmio R$ 600,00; 4º colocado: Vitória Gabriel Lemos (EE Coronel Marcos Ribeiro) – prêmio R$ 500,00; 5º colocado: Letícia Gomes Bettio (Etec Parque da Juventude)– prêmio R$ 400,00; Menção Honrosa: Anderson Cristyan de Oliveira Martins (EE Padre Tiago Alberione). Já os professores orientadores dos alunos premiados receberam uma cesta de livros da Editora Saraiva.

Informações sobre o projeto Econoteen: http://www.econoteen.fea.usp.br

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::