Brasil, 21 de Junho de 2018

+ F O N T E -

FuturaGene obtém exclusividade em tecnologia para eucalipto no Brasil com patente

A RNAi é uma tecnologia capaz de desenvolver variedades mais resistentes a pragas e doenças e melhorar as propriedades da madeira, tornando o cultivo mais produtivo e competitivo no mercado mundial

A FuturaGene, uma empresa da Suzano Papel e Celulose, anuncia a obtenção do direito exclusivo para uso e comercialização da tecnologia de RNA interferente - RNAi para eucaliptos por meio da emissão de uma patente no Brasil para a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization – CSIRO (Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial), da Austrália, com quem possui parceria. Esta patente abrange a regulação da expressão dos genes-alvo, tanto da planta como de outros organismos, incluindo pragas e doenças. O acordo de licenciamento entre a empresa e a organização, estabelecido em 2014, atribui à FuturaGene exclusividade para sublicenciar a tecnologia RNAi para eucalipto no Brasil, com direitos não exclusivos para atuar em outros países. A FuturaGene vem utilizando esse recurso no desenvolvimento de variedades de eucalipto resistentes a pragas e doenças ou para melhorar as propriedades da madeira.

Segundo o CEO da FuturaGene, Stanley Hirsch, a emissão desta patente representa um grande avanço. “A RNAi pode ser uma ferramenta muito valiosa para proteger e melhorar o rendimento de forma sustentável contra pragas e doenças emergentes que representam uma ameaça significativa para a produtividade de florestas plantadas. Estamos trabalhando para desenvolver características de resistência que são importantes para a Suzano Papel e Celulose, nossa controladora, mas também estamos abertos para compartilhar e sublicenciar essa tecnologia com outras empresas, pois a perda de produtividade precisa ser combatida para que possamos atender à demanda crescente de fibra de madeira renovável”, diz Hirsch.

A tecnologia de RNAi desenvolvida pela CSIRO, conhecida como tipo hairpin, é uma poderosa ferramenta para selecionar, identificar e modular genes de interesse para terapias específicas, intervenções baseadas em genes e no melhoramento seletivo. É utilizada primordialmente em genética de plantas e animais, com genes selecionados para melhorar características dos cultivos e da pecuária, como resistência a doenças e melhoria de teor nutricional.

De acordo com o John Manners, Diretor da CSIRO Agriculture and Food, a parceria com a FuturaGene é um exemplo da aplicação do conjunto da tecnologia de RNAi desenvolvida nos anos 1990. “É muito gratificante ver essa tecnologia sendo utilizada para desenvolver novas variedades de culturas que ajudem a tratar das necessidades ambientais e de mercado diante das limitações de recursos”, comenta Manners.

A CSIRO oferece sua tecnologia de RNAi patenteada por meio de licenças comerciais e de pesquisa em diversos campos de aplicação. Com uma vasta carteira de mais de 60 patentes concedidas, a tecnologia de RNAi tipo hairpin foi um trabalho pioneiro dos cientistas da Divisão do Setor Vegetal da CSIRO, que desenvolveu a tecnologia pela primeira vez em 1997.

Sobre a FuturaGene

A FuturaGene é líder em pesquisa e desenvolvimento genético de plantas voltados para a intensificação sustentável de florestas plantadas. Com centros de pesquisa no Brasil, China e Israel, a empresa desenvolve tecnologia ambientalmente correta para atender à crescente demanda por culturas produtoras de fibra, combustível e energia, em um cenário de redução da disponibilidade de terras e de recursos hídricos e dos efeitos da mudança climática, como novas pragas e doenças. Em abril de 2015, a FuturaGene tornou-se a primeira empresa no mundo a obter aprovação regulatória para o plantio comercial de uma variedade de eucalipto geneticamente modificado. Desde julho de 2010, a FuturaGene é subsidiária integral da Suzano Papel e Celulose. Para mais informações, acesse: www.futuragene.com

Sobre a CSIRO

A Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) é uma agência nacional de ciências da Austrália e uma das maiores e mais diversificadas agências de pesquisa no mundo. Criada há mais de 85 anos, a CSIRO trabalha em proximidade com o setor e as comunidades para enfrentar alguns dos desafios mais difíceis do mundo e para deixar um legado duradouro em diversos segmentos, incluindo: alimentação, saúde, energia, meio ambiente, informação e comunicação, além de materiais e minerais. Para mais informações, acesse www.csiro.au.

Patente registrada como BR199908967 (“967”) e emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Leia mais sobre tecnologia de genes da CSIRO: http://www.csiro.au/en/Do-business/Collaborative-research/Active-opportunities/RNAi

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::