Brasil,

Instituto Ecofuturo inaugura duas Bibliotecas Comunitárias e inicia novas implantações

Instituto Ecofuturo inaugura duas Bibliotecas Comunitárias e inicia novas implantações

Com 109 unidades em 12 estados atualmente, o projeto deve chegar a 116 bibliotecas em 2018, com inaugurações em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Maranhão

O Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose, anuncia resultados expressivos em 2017 do projeto Biblioteca Comunitária, que tem como objetivo democratizar o acesso ao livro e contribuir para promoção da leitura e qualificação de política pública de biblioteca. Ao longo do ano passado, foram inauguradas duas novas bibliotecas, sendo uma em Campinas (SP), e outra em Nova Hartz (RS), com investimento do Grupo CPFL Energia a partir do uso de recursos do subcrétido social do BNDES, e apoio das prefeituras.

Ainda por meio dessa parceria, foi iniciada a implantação de outras três unidades, em Marília e Bebedouro, no interior de São Paulo, e em Igrejinha, no Rio Grande do Sul. As inaugurações devem acontecer no primeiro semestre de 2018. Também neste ano, serão implantadas mais quatro bibliotecas no Maranhão, com patrocínio da Suzano Papel e Celulose e apoio do Governo do Estado.

“Estamos muito felizes com a ampliação do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, realizado pelo Instituto desde 1999. Acreditamos na importância da leitura para o desenvolvimento das nossas crianças e para o melhor desempenho em todas as disciplinas. Para que elas leiam, no entanto, é necessário que tenham acesso aos livros e que a prática da leitura seja incentivada. Os pais e a escola são os principais responsáveis pelo estímulo desse hábito e, por isso, focamos na implantação de bibliotecas preferencialmente em escolas públicas e também abertas à comunidade. Dessa forma, o novo espaço cultural contribui ainda para um maior envolvimento e participação da família na vida escolar dos filhos”, afirma a Superintendente do Instituto Ecofuturo, Marcela Porto.

Realizado a partir de articulação intersetorial, o projeto envolve a iniciativa privada, que financia a implantação, e o poder público local, responsável por ceder o local, contratar os funcionários que trabalharão na biblioteca e por sua manutenção após inaugurada. Com metodologia participativa, a comunidade é envolvida também desde o início, para que as pessoas se apropriem do espaço e imprimam nele sua identidade, participando de cursos e na escolha de 30% do acervo da biblioteca – os outros 70% são selecionados por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Durante o processo de implantação, são oferecidos gratuitamente cursos Promoção de Leitura e Auxiliar de Biblioteca para cerca de 30 educadores e moradores da região. Em 2017, foi incorporada ao projeto uma oficina sobre educação socioambiental, além de dedicar ao tema parte do acervo das unidades, composto por 1 mil livros de literatura. O propósito é promover o uso do ambiente natural como espaço educador e para a promoção de leitura, estimulando a conexão entre as pessoas e a natureza.

“Com essa iniciativa, o Ecofuturo integra ainda mais seus pilares de atuação e reitera a indissociabilidade dos temas. É no contato com a natureza que despertamos nossa consciência socioambiental e por meio da leitura acessamos conhecimento e desenvolvemos nossa imaginação. Ao conectarmos a criança com a natureza e o conhecimento, estamos construindo as bases para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e, consequentemente, para a construção de um futuro sustentável”, conclui a Superintendente.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose, contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura. Desde 1999, mantém projetos relacionados ao fortalecimento da prática de leitura, universalização de bibliotecas e conservação do meio ambiente, atuando como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado. Por acreditar que pessoas e o meio são indissociáveis, o Instituto Ecofuturo apoia a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente, transformando o presente e o futuro para melhor. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br, acesse o perfil no Facebook.

Sobre o projeto Biblioteca Comunitária

A aquisição de competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade e desenvolvimento da consciência crítica. Com esta visão, o projeto tem como objetivo contribuir para a implantação e qualificação de política pública de leitura e de biblioteca, para a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e a universalização de bibliotecas no País. Em parceria com o poder público, iniciativa privada e comunidade local, o Ecofuturo trabalha na implantação de bibliotecas em escolas públicas, abertas à comunidade, e no incentivo à promoção de leitura. Alguns destaques:

• 109 bibliotecas implantadas em 12 estados.

• Média de 6 mil atendimentos por ano em cada unidade.

• 4 mil pessoas formadas nos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura.

• Realização de oficinas de gestão e sustentabilidade com representantes do poder público.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo