Brasil, 18 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Depois de mais de 1 milhão e meio de livros vendidos na Espanha, Os Futebolíssimos chegam ao Brasil

SM Brasil lança simultaneamente os dois primeiros volumes de coleção voltada ao público infantojuvenil, que mistura futebol e mistério em trama de ficção recheada de humor

Canela tem onze anos, vive na Espanha e faz parte da equipe de futebol 7 da escola, o Soto Alto Futebol Clube, apelidada pelo próprio grupo de Os Futebolíssimos. Embora a turma seja unida, seu desempenho esportivo não anda lá muito bem e o time corre o risco de ser extinto. Além disso, alguns incidentes estranhos envolvendo árbitros, jogadores e campeonatos acabam atrapalhando o andamento das coisas. Mas Os Futebolíssimos são persistentes e não sossegarão enquanto não descobrirem o quê e quem está por trás de cada mistério!

Idealizada pela SM Espanha e já com doze títulos em catálogo, a coleção Os Futebolíssimos tornou-se um fenômeno editorial, vendendo mais de 1,5 milhões de exemplares e sendo publicada com sucesso em vários países.

Com muito humor, texto ágil, linguagem despojada e personagens bem divertidos, cada volume mostra jogadas, principais regras, fatos e personagens históricos do futebol mundial, ao mesmo tempo que enfatiza a importância do trabalho em equipe, da ética esportiva, das amizades e, como não poderia deixar de ser em uma coleção voltada ao público infantojuvenil, dá vazão às questões adolescentes, como a descoberta do amor.

A recriação das partidas é impressionante, rica em detalhes, especialmente a narração feita pelo protagonista, que põe o leitor no lugar de espectador. Nessa mesma linha, as ilustrações, que são muitas e de viés cômico, apostam num estilo semelhante à dos jogos de videogame e, para dar ainda mais dinamismo às jogadas, fazem uso da linguagem dos quadrinhos em algumas páginas.

No Brasil, a SM publica simultaneamente os dois primeiros volumes da coleção: O mistério dos árbitros adormecidos e O mistério dos sete gols contra. O primeiro foi adaptado para o cinema e será lançado, a princípio, na Europa, em 2018.

Sobre o autor:

Roberto Santiago nasceu em Madri, Espanha, em 1968. Formou-se em Imagem e Som pela Universidade Complutense de Madri e em Criação Literária pela Escola de Letras de Madri. Trabalhou como roteirista e diretor de teatro, cinema e televisão e como redator em agências publicitárias. Também produziu videoclipes e publicou diversos livros — o primeiro deles, El ladrón de mentiras, foi finalista do Prêmio Barco a Vapor (Espanha). Roberto também ganhou o Prêmio Edebè de Literatura infantil com Jon y la máquina del miedo.

Sobre o ilustrador:

Enrique Lorenzo nasceu em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, em 1980. Formado em Belas Artes, já ilustrou diversos livros e adaptou algumas histórias para a linguagem de quadrinhos. Além da coleção Os Futebolíssimos, ilustra também a série Los forasteiros del tiempo, do mesmo autor.

Sobre a editora:

A SM faz parte de um grande grupo liderado pela Fundação SM, que atua em dez países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana) e é referência em educação em todos eles. No Brasil desde 2004, produz materiais didáticos, dicionários, obras para ensino religioso e de idiomas, soluções de tecnologia educacional e possui um catálogo ativo de mais de trezentos livros de literatura e informativos infantis e juvenis.

Sobre a coleção:

Os Futebolíssimos é uma coleção sobre futebol e mistério, especialmente desenvolvida pela SM Espanha para o público infantojuvenil. Na chave do humor e misturando linguagem visual de HQ com texto despojado e divertidas ilustrações, os livros abordam temas como educação, esporte, trabalho em equipe e amizade.

FICHAS TÉCNICAS

Título: Os Futebolíssimos: O mistério dos árbitros adormecidos