Brasil, 21 de Junho de 2018

+ F O N T E -

15º Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo apresenta debates e tratamentos alternativos para lidar com o problema em diferentes etapas da vida

Evento acontecerá dia 28 de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo, para pacientes e profissionais da área da saúde

O Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo, que completa 15 anos de história, realiza sua nova edição no dia 28 de outubro, a partir das 8h30, na Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100). Como uma iniciativa social, o evento visa a desconstrução do preconceito e da discriminação em torno das pessoas que sofrem com a doença, apresentando alternativas de tratamentos para pacientes e profissionais da área da saúde.

Realizado pelo CBEP - Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase e pelo Vereador Gilberto Natalini (PV/SP), o encontro mostra a importância das terapias complementares ao tratamento das doenças, como yoga e meditação: “ao longo destes quinze anos obtivemos muitas conquistas que resultaram em benefícios para as pessoas com psoríase. Temos que celebrar, pois além de criarmos a lei nº 15.987, que instituiu a rede de atenção às pessoas com Psoríase, tivemos outras ações das quais nos orgulhamos, pois é o nosso papel trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm psoríase e que sofrem com o preconceito e a discriminação”, explica o médico e vereador.

Sobra os avanços dos estudos com relação à doença, o Dr. Cid Sabbag, dermatologista, pesquisador em psoríase e diretor do CBEP, explica: “a psoríase, até a alguns poucos anos, foi considerada uma doença de pele psicossomática em que o emocional era um fator desencadeante, porém sabemos que os casos mais graves podem causar artrite deformante e aumentar o risco para infarto do miocárdio, derrame (AVC) e trombose. Da pomada, o tratamento passou para medicamentos mais seguros e eficazes, mas com altíssimo custo para os mais de 3 milhões de brasileiros com a doença”.

Esse é, inclusive, um dos temas que serão discutidos no Encontro, além de cursos voltados aos profissionais da saúde com foco em enfermagem, nutrição, odontologia, podologia e fisioterapia, que serão ministrados por especialistas, proporcionando um treinamento adequado para um serviço diferenciado, para facilitar a rotina dos pacientes. Tratando-se de doenças que interferem diretamente na aparência e na autoestima das pessoas, os debates trazem a necessidade da abordagem correta em cada fase da vida, além da importância da aceitação com relação a essas mudanças.

Logo pela manhã, o evento convida dez pacientes para atuarem como modelos no desfile “Psoríase e vitiligo não tem cura, preconceito tem”, com a beleza realizada pela Shiseido. Nesta ação, a beauty expert da marca, Fernanda Farias, dará dicas sobre como enaltecer a beleza dessas pessoas, sem a necessidade de uma alta cobertura.

As inscrições estão abertas ao público, e podem ser realizadas pelo site: www.anggulo.com.br/psoriase/2017/inscricoes.

Serviço
Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo: Os desafios de lidar com a Psoríase na infância, adolescência e na fase adulta}
28 de outubro de 2017, a partir das 08h30
(programação por sala/espaço)

Espaço Freitas Nobre - Térreo

08h30 - Credenciamento e Café de Boas Vindas

08h30 - Sessão de Alongamento Corporal - Luiz Tavares (Profº de Educação Física formado pela FMU, Pós Graduado em Treinamento Desportivo – FMU Treinador e Proprietário da Assessoria Equipe Tavares)

08h30 - Sessão de Yoga Laboral - Regina Célia Pastore Mello (Formada em Filosofia e Psicologia, especializada em Yoga. Atuação em empresas com palestras sobre saúde mental e yoga laboral)

13h10 - Brunch

Plenário 1º de Maio - 1º andar

09h00 - Apresentação da Banda Música do Silêncio

09h10 - Cerimônia de Abertura - Dr. Gilberto Natalini (Médico e Vereador PV/ SP), Dr. Cid Yazigi Sabbag (Diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP, Dermatologista dos Centros de Pesquisa do Hospital Universitário USP /Hospital Abreu Sodré / AACD, Centro Paulista de Investigação Clínica – CEPIC) e autoridades convidadas da área e saúde

09h20 - Desfile - Psoríase e vitiligo não tem cura preconceito (pessoas com Psoríase e Vitiligo, com produção de beleza Shiseido)

9h30 - Psoríase nas várias especialidades médicas: uma doença que atinge vários órgãos - Dr. Cid Yazigi Sabbag (Diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP / Dermatologista dos Centros de Pesquisa do Hospital Universitário USP / AACD e Centro Paulista de Investigação Clínica – CEPIC)

10h00 - Psoríase nas articulações tendões e músculos - Drª. Andrea Lomonte (Doutora em Reumatologia/ Diretora do Centro Paulista de Investigação Clínica)

10h30 - Psoríase e doenças cardiovasculares - Dr. Fernando Costa (Cardiologista da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo/ Diretor da Clínica Paulista de Doenças Cardiovasculares)

11h00 - Psoríase e doença intestinal e gordura no fígado - Dr Isaac Alktins(Coordenador do Ambulatório de Hepatites virais do Hospital Ipiranga-SP/ Presidente da APEF (Associação Paulista para o estudo do Fígado)

11h30 - Psoríase: amigdalites e sinusites - Dr. Roberto Ognibene Filho (Graduado pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP - Especialização pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Pós graduado pela Universidade de Pittsburgh - USA Fellow da Universidade de Miami – USA)

12h00 - Alguns comentários sobre os aspectos psicológicos no atendimento a Psoríase e Vitiligo - Prof. Milton Sabbag Jr (Psicólogo do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP/Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade São Francisco)

12h30 - Lidando com a Psoríase: a experiência por meio das redes sociais - Thays Ciconi (Comunidade Amigos com Psoríase)

13h00 - Apresentação da Carta Compromisso - Dr. Cid Yazigi Sabbag e Gilberto Natalini

14h00 - Curso de enfermagem

Contribuições da enfermagem para a atenção integral em psoríase. Trajetórias e perspectivas (Abertura - Representante da SOBENDE, Representante do COREN – SP e Representante da ABEn – SP)

Painel - Contribuições da enfermagem para atenção integral às pessoas com psoríase - Euzeli Silva Brandão (Doutora e Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FENF/UERJ/ Especialista em Enfermagem Dermatológica pela SOBENDE/ Professora Adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF)

Contribuição para a formação com foco na integralidade - Maria Helena S Mandelbaum (Enfermeira, especialista em Enfermagem em Dermatologia pela SOBENDE)

Contribuição para aderência ao tratamento e empoderamento do paciente - Vera Lellis (Enfermeira Especialista)

Contribuição para o Autocuidado das pessoas com psoríase - Rosângela Oliveira (Enfermeira Estomaterapeuta/ Aperfeiçoada em Dermatologia e em Podiatria/ Membro do WOCN – Wound, Ostomy and Continence Nurses Society/ Membro ativo do DNA – Dermatology Nurses Association )

Autonomia da Enfermagem: importância da prática baseada em evidências

16h15 - Interação com o público, perguntas e reflexões

Auditório Prestes Maia

09h00 às 10h00 - Transmissão Simultânea da Programação do Plenário 1º de Maio

10h00 - Vitiligo: noções e tratamentos - Dr. Celso Lopes (Dermatologista do Ambulatório de Vitiligo da UNIFESP)

14h00 – Protocolo de Nutrição
A importância da nutrição na psoríase e vitiligo - Marina Yazigi Solis (Nutricionista do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase - CBEP e Especialista em Nutrição Clínica)

A efetividade de um programa de intervenção nutricional em pacientes com psoríase - Melissa Morimoto (Mestranda em Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia/ Projeto DIETA trial em Psoríase e Artrite Psoriásica na UNIFESP/ Nutricionista do Ambulatório de Reumatologia do Hospital São Paulo)

Projeto de pesquisa aplicada às pessoas com psoríase - Thomas Carvalho da Silva (Pós-graduado em Reumatologista pela UNIFESP)

Sala Oscar Pedroso Horta - 1º sub-solo

11h00 – Protocolo de Farmácia - 4º Curso de capacitação em psoríase para farmacêuticos
Formulações magistrais para o tratamento de psoríase e vitiligo: individualizando o medicamento - Lina Nasrallah (Título de Especialista em Manipulação Magistral Alopática/ Pós-graduada em Vigilância Sanitária e Epidemiológica/ Docente do Curso de Pós-graduação em Farmácia Magistral da Faculdade Oswaldo Cruz /Docente do Curso de Pós-graduação em Farmácia/ Magistral da FAMERP - Faculdade de Medicina de S. José do Rio Preto/ Sócia – proprietária do Empório Magistral Farmácia de Manipulação)

14h00 – Protocolo de Fisioterapia
Avaliação da marcha nas pessoas com artrite psoriática - Profª Leda Magalhães de Oliveira (Fisioterapeuta da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP/ Profª do Curso de Fisioterapia da Uni FMU/ Mestre em Reabilitação – UNIFESP – EPM)

15h30 - Curso de Medicina
Os tratamentos para psoríase que contribuem para a melhoria da qualidade de vida – Dr. Cid Yazigi Sabbag (Diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP / Dermatologista dos Centros de Pesquisa do Hospital Universitário USP / AACD e o Centro Paulista de Investigação Clínica – CEPIC)

Sala Sérgio Vieira Mello -1º sub-solo

14h00 - Curso de Odontologia

Psoríase : Implicações relevantes para a prática odontológica - Profº Carlos Monson (Doutorando Departamento Medicina Urgência – UNIFESP/ Pesquisador Cochrane Collaboration Nottingham University Reino Unido e Professor da APCD), Profª Drª. Maria Luísa Frigerio (Professora da FOUSP e da Câmara Técnica de Odontogeriatria), Profº José Luis Barreira Filho (Mestre na Área de Laser na Odontologia/Especialista e Coordenador de Cursos de Implantodontia e Laser na Odontologia), Profº Pedro Horvath Neto (Pós-graduado em Implantodontia/ Assistente no Curso de Pós-graduação em Implantodontia ORTONEO/ Assistente no Grupo de Saúde Oral Sistêmica UNIFESP), Profº Edson Brasil Araujo (Cirurgião Dentista formado pela Faculdade de Odontologia de Lins /SP com especialização em Implantodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD)/ Professor assistente no Curso de Especialização em Implantodontia da Faculdade Ciodonto e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Saúde Oral e Sistêmica da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP)

Salão Nobre - 8º andar

13h15 - Sessão de Meditação: Meditação para pessoas com Psoríase e Vitiligo - Gracinda da Silva Mendes (Portadora de Psoríase, Instrutora de Yoga e Meditação)

15h00 – Protocolo de Podologia
Integridade dos Pés do Portador de Psoríase - Norina Abreu (Podóloga especialista em Pé Diabético pelo Hospital Brigadeiro; especialista em Psoríase pelo Centro Brasileiro de Psoríase; Superior de curta duração em podologia pela Universidade Anhembi Morumbi; docente do Senac Aclimação.)


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::