Brasil, 24 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Instituto Mauricio de Sousa cria projeto para inclusão de crianças brasileiras no Japão

Programa Novo Mundo une pais, filhos e professores para ajudar na adaptação aos novos costumes e idioma

Mauricio de Sousa visita escolas no Japão e acompanha implantação do Programa Novo Mundo

O Programa Novo Mundo é o mais recente projeto do Instituto Mauricio de Sousa que visa a promover inclusão dos emigrantes brasileiros à educação e cultura japonesa. Com ajuda da Turma da Mônica as crianças de famílias de decasséguis, aqueles que migraram ao país em busca de trabalho, enfrentam de um jeito leve e divertido, o processo de adaptação aos novos costumes e, principalmente, ao novo idioma.

Coma emigração ao Japão,muitas crianças brasileiras têm sofrido com baixo rendimento no desempenho escolar comprometendo o aprendizado e a sociabilidade. Para mudar esse cenário o Programa conta com duas frentes: Projeto Carimbo e Projeto Cartilha Educativa. Juntos, buscam incentivar os pais a participarem da vida escolar dos filhos, apoiando-os, e auxiliar as crianças na compreensão da língua japonesa, falada e escrita, para facilitar a comunicação entre professores e alunos.

O desenhista Mauricio de Sousa está no Japão para acompanhar a implementação desse programa.“Ainda pequeno eu aprendi a importância da educação. As crianças precisam frequentar a escola, para que assim tenham chance de um futuro melhor e mais iluminado. Não importa se a estadia no Japão é de um mês ou de um ano, é importante que os pais coloquem seus filhos na escola e deem às crianças a oportunidade de se beneficiarem dessa experiência diferente e maravilhosa de aprender dois idiomas”, explica Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.

Projeto Carimbo

Em forma de carimbos, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali e outros personagens da Turma da Mônica, vão decorar os cadernos e lições das crianças. A coleção traz várias mensagens, em português e japonês ou inglês e japonês, para os professores aplicarem aos alunos, como: “atenção!”, “parabéns”, “bom trabalho!” e “lição”.

O Projeto Carimbo acredita que os carimbos não só são ferramentas importantes para facilitar a comunicação dos alunos brasileiros com os professores japoneses, mas também desperta o interesse dos pais na educação dos filhos, servindo como um incentivo para que eles próprios estudem a língua local.

Projeto Cartilha Educativa

Em uma nova aventura, a Turma da Mônica se muda para o Japão e irá aprender a conviver com os novos costumes e idioma. A cartilha com os personagens é um meio divertido e rápido de ajudá-las na adaptação ao país começando a acostumá-las com a rotina e o vocabulário japonês.

Além de ser educativa para os alunos, a cartilha serve para orientar a escola, os professores e os pais, que também enfrentam às dificuldades da mudança.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa (IMS)

O Instituto Mauricio de Sousa é uma entidade sem fins lucrativos, qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Fundado em 1997 o IMS, vem aplicando projetos e ações sociais focados na construção de conteúdos, que através de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é uma empresa que produz histórias em quadrinhos no Brasil há mais de 50 anos e é responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Na área editorial, a empresa alcançou o número de 300 títulos até hoje, e detém mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos do Brasil. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz conteúdos disponíveis em várias plataformas com a mais alta tecnologia, aliando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil produtos.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::