Brasil, 25 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Índice Nacional De Satisfação Do Consumidor Fecha Agosto Em Queda De 0,4pp

Buzz Gerado Na Internet Na Final Do Masterchef Tem Impacto Em Três Setores

Personal Care Registra Queda De 5,8pp Em Razão De Promoção Que Irritou Os Consumidores

Medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) apresentou queda de 0,4 em agosto, caindo de 54,4% em julho para 54%. Do total de 23 setores pesquisados, 13 registraram variação positiva no período. Os destaques do mês foi o buzz gerado na final do Masterchef Brasil, que provocou variações em três setores – supermercados, comunicações e indústria alimentícia – e a promoção de um player de personal care que desagradou os consumidores.

Em agosto, os segmentos com aumento na satisfação foram lojas de departamento (+ 1pp), drogarias (+ 0,7pp), indústria automobilística (+ 1,2pp), indústria digital (+ 1,7pp), bebidas (+ 2,1pp), indústria alimentícia (+ 1,7pp), bens de consumo (+ 0,8pp), seguradoras (+ 0,4pp), hospitais e laboratórios (+ 0,5pp), indústria farmacêutica (+ 0,6pp), transportes metropolitanos (+ 1,2pp), saneamento básico (+ 3pp) e gás (+ 2pp). Os demais tiveram variação negativa – supermercados (- 2,3pp), vestuário (- 1,8pp), personal care (- 5.8pp), eletroeletrônicos (- 6,3pp), bancos (- 1,1pp), comunicações (-1pp), convênios médicos (- 0,5pp), aviação (- 0,3pp), energia elétrica (- 0,5pp) e construtoras (- 0,2pp).

Masterchef

O estudo da ESPM mostra que os comentários na internet sobre a final do Masterchef Brasil impactaram diretamente a satisfação dos consumidores em três setores. Um deles foram os supermercados, com retração de 2,3pp (caíram de 79,5% para 77,2%), em razão de um participante ter encontrado um produto azedo oferecido pela rede patrocinadora. As críticas também atingiram a organização do programa.

Outro setor com variação negativa foi o de comunicações, já que o vencedor da edição foi comunicado pelo telefone. Uma brincadeira em tom pejorativo dos telespectadores sobre falta de sinal da operadora que patrocina o show – embora isso não tenha ocorrido ao vivo – provocou queda de 1pp na satisfação dos consumidores (de 39,3% em julho para 38,3% em agosto). Já o segmento de alimentos – também por conta da atração – registrou alta de 1,7pp (passou de 53,3% para 55%). Isso ocorreu pelos comentários bem-humorados que circularam na internet segundo os quais a participante que costumava usar farofa em seus pratos poderia ser patrocinada por uma das marcas pesquisadas pelo INSC.

Paródia desagrada consumidores

O setor de personal care teve retração de 5,8pp em agosto – passando de 91,3% em julho para 85,5% - em razão da promoção realizada por um dos players com Anitta interpretando uma paródia de Paradinha. Divulgada em vários canais, acabou saturando os consumidores, principalmente no Snapchat.

Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC mede mensalmente a satisfação dos consumidores com produtos e serviços de 92 empresas de 23 setores.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::