Brasil, 13 de Dezembro de 2019

Recifavela recebe espaço de leitura durante a Virada Sustentável de São Paulo

Com patrocínio da Novelis, projeto Cantos de Leitura será inaugurado neste sábado (26) e passa a beneficiar catadores de lixo reciclável e suas famílias

​A cooperativa Casa do Catador também recebeu o projeto Cantos de Leitura

A Recifavela, cooperativa de materiais recicláveis localizada na Vila Prudente, zona leste de São Paulo, receberá neste sábado (26 de agosto) uma unidade do Cantos de Leitura. A inauguração e implantação do projeto têm realização da Rede Educare, com patrocínio da Novelis,líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, e integra a programação da Virada Sustentável de São Paulo.

A chegada do projeto Cantos de Leitura na cooperativa tem como missão valorizar os catadores de materiais recicláveis a partir do acesso deles e de suas famílias a um espaço de ambientação lúdica com acervo de 1200 livros de diversos temas, que passa a fazer parte da sua sede. Muito além dos cooperados, o projeto irá valorizar a comunidade da Vila Prudente como um todo, uma vez que estará disponível para as suas 2.500 famílias.

Após a inauguração do espaço, serão oferecidas aulas de alfabetização aos cooperados e atividades pedagógicas desenvolvidas pelas pedagogas da comunidade. Todos os sábados, haverá programação para os filhos dos catadores. “Uma das missões da cooperativa é fazer os seus associados voltarem a estudar. Essa característica nos motivou muito a viabilizar a chegada do projeto Cantos de Leitura na Recifavela”, comenta Kátia Brasileiro, à frente da Rede Educare.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, por meio das atividades culturais, é possível aproximar a comunidade da cooperativa e atrair a atenção o público para a importância da reciclagem. “Queremos provocar uma reflexão na sociedade sobre a temática da reciclagem, além de mostrar a importância do catador e das cooperativas, valorizando o profissional e a atividade que ele realiza”.

INAUGURAÇÃO NA VIRADA - O Cantos de Leitura será inaugurado na Recifavela como parte da programação da Virada Sustentável de São Paulo, que acontecerá durante quatro dias (24 a 27/8) com centenas de atrações gratuitas. A chegada do projeto na comunidade contará com uma programação especial, que inclui aula de yoga para crianças e três sessões de contação de histórias. As atividades começarão às 10h e seguirão até o turno da tarde (ver programação abaixo). Também no dia 26, a cooperativa lançará um informativo, sua página no Facebook e um canal no Youtube.

O Cantos de Leitura é realizado pelaRede Educare e busca estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura. Com a metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização, acesso e socialização desses indivíduos que vivem regiões vulneráveis, tendo em vista a redução de danos sociais. Ao focar na formação de novos leitores, o projeto quer possibilitar ao usuário dos seus espaços uma nova forma de ler o mundo que o circunda, abrindo perspectivas e ampliando sua socialização. Além do vasto acervo de livros, o novo espaço disponibilizará livros-brinquedos, audio-books e livros em braile.

Informações de serviço:

Data: 26/08/2017

Horário: A partir das 10h

Local:Recifavela – R. Capitão Pacheco E. Chaves, 108, Galpão A, Vila Prudente, – Zona Leste, SP

Programação:

10h - Abertura do Cantos de Leitura
10h30 - Yoga para crianças

11h30 - Contação de Histórias
13h30 - Contação de Histórias
14h30 - Contação de Histórias

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, possui aproximadamente 11.500 profissionais e teve receita de $10 bilhões no ano fiscal de 2017. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio Premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil, indústria e para produtos eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder na indústria do alumínio e cobre, e principal empresa no ramo de metais do Grupo AdityaBirla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e siga-nos no Facebook em facebook.com/NovelisBrasil e no Twitter em twitter.com/Novelis.

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,5 bilhão no último ano fiscal. A Empresa mantém oito centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul.

Lara Mengatti

Notícias ::