TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 21 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Empresas de táxi aéreo enfrentam grave crise

Táxis Aéreos piratas estão tomando 70% do faturamento do mercado de transporte de passageiros dos Táxis Aéreos regularizados do país

Tarifas aeroportuárias giram em torno de 10% dos custos dos vôos

São Paulo tem hoje a maior frota de helicópteros do mundo. O táxi aéreo, além de ser um meio de transporte rápido, é também um dos mais seguros do mundo. No entanto, graças aos TACAS (Transporte Aéreo Clandestino), também conhecidos como Táxis Aéreos Piratas, o mercado desse setor está ficando cada vez pior.

A crise no táxi aéreo está crescente no Brasil por conta de diversos fatores, como a dificuldade provocada pelo órgão regulador (ANAC) pelo excesso de regulamentos e exigências de estruturas desproporcionais ao movimento, falta de fiscalização e punição dos táxis aéreos piratas, tarifas aeroportuárias muito caras para o setor, que de 2010 a 2015 os reajustes passam de 400%, combustível lastreado em dólar e, atualmente, o momento econômico do país, que agrava ainda mais a situação.

Segundo o diretor da ABTAer (Associação Brasileira de Táxis Aéreos), Ênio Paes de Oliveira,o cenário não é nada bom. “A queda média de faturamento dos Táxis Aéreos é de 50%, chegando a 70% em alguns casos”, afirma. “As empresas ainda não estão fechando, porem estão deteriorando de forma drástica”, completa o diretor. Já o mercado dos clandestinos (TACA – Transporte Aéreo Clandestinos), os piratas, está em expansão, tomando cerca de 70% do faturamento do mercado de transporte de passageiros através de Táxis Aéreos. Esta pratica nociva estão se proliferando em todo Pais. Entre os Estados que mais contribuem para esse mercado ilegal, a regi&atild e;o Norte, Centro-Oeste e Sudeste se destacam.

É importante lembrar que usando os TACAS, os usuários correm alto risco, uma vez que não há fiscalizações no uso das aeronaves, na qualificação, tipo de habilitação dos tripulantes e fiscalização da jornada de trabalho deles. Também não há controle e fiscalização da manutenção adequada, desconhecimento das normas, uso de mão-de-obra não qualificada, pistas irregulares e sem condições de uso são apenas alguns dos erros causados pelo transporte aéreo pirata, causando acidentes.

O preço dos táxis aéreos regularizados é superior aos piratas por conta de fatores como custos regulatórios e as exigências não praticadas pelos clandestinos. “Em 2010, o preço das tarifas aeroportuárias era 3,5% dos custos do vôo, já hoje, é 10%, enquanto o preço da Gasolina para Aviação 9AVIGAS) aumentou mais de 100% em um ano e meio, refletido as acusações da Petrobrás.” explica Ênio.

O diretor da ABTAer, garante que a associação luta veemente com a ANAC e combate a pirataria em todas as frentes possíveis, inclusive no Ministério Público. “Houve algumas melhoras, no entanto ainda estamos longe do ideal”, afirma.

Sobre ABTAer

A Associação Brasileira de Empresas de Táxi Aéreo e Manutenção de Aeronáutica nasceu da iniciativa de empresários do setor, que buscam soluções e melhorias para essa área no Brasil. A ABTAer conta hoje com 80 membros, localizados em 18 estados brasileiros. Através de seus associados, a ABTAer consegue abrir um canal direto de discussões entre empresas do setor e governo buscando assim novas saídas para melhorar o setor.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::